Connect with us

Cuiabá

Prefeitura retira 6 toneladas de materiais perdidos em alagamento no São Mateus

Publicado

em

Serviço de limpeza no bairro São Mateus, em Cuiabá, mobiliza todas as equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A ação teve início nesta quarta-feira (15) e deve prosseguir nos próximos dias, tendo em vista que só será encerrada após a realização de um pente fino, para que nada fique para trás. São quatro caminhões, cerca de 20 pessoas e mais a força de vontade de muitos moradores ajudando na tarefa.

Cerca de 6 toneladas devem ser recolhidas só no primeiro dia da ação, após o temporal que atingiu 11 ruas do bairro no domingo (12).

“Nós pegamos toda a equipe do cata-treco da Limpurb, composta por quatro caminhões, dois deles são tipo ¾ e dois são caçambas para agilizar a limpeza aqui no bairro São Mateus. O objetivo é finalizar até amanhã (quinta-feira, 16) a limpeza pesada”, frisou o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Henrique Ramos.

O material recolhido está sendo levado para o aterro sanitário localizado no bairro Pedra 90, que é gerenciado por uma empresa terceirizada, onde são separados pela equipe responsável.

A retirada dos móveis, colchões, geladeiras, eletrônicos e muito mais, no bairro São Mateus, é feita por meio de uma força-tarefa e os moradores estão contribuindo. Alguns jogam o lixo direto no caminhão e há os que oferecem luvas e água para a equipe. São cerca de 20 pessoas do cata-treco mobilizadas.

O bairro São Mateus foi o mais castigado com as fortes chuvas. Mas outras regiões da cidade também recebem a ação da Limpurb com o cata-treco. O Jardim Tropical contou com o cata-treco na terça-feira (13), em 10 ruas, sendo duas as mais críticas, a Rua Uruguai e a Rua Viena. Um caminhão ainda passará pelo local fazendo um pente fino.

Após a conclusão no São Mateus, a equipe atuará no bairro Cohab São Gonçalo e região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura dialoga com Governo do Estado para atender comunidade Rio dos Couros

Publicado

em

Por

O prefeito Abilio Brunini compareceu na tarde desta quarta-feira (15) na comunidade Rio dos Couros, região rural que liga o bairro Pedra 90 a BR-163/164, para informar aos moradores que não há necessidade de manter as vias públicas bloqueadas como protesto para reivindicar obras de asfalto.

Isso porque sua gestão está comprometida em levar melhorias de infraestrutura no local. Aos moradores, oo prefeito expliou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo estadualizou a rodovia, cabendo ao Governo de Mato Grosso a responsabilidade pelas obras.

“Enquanto agente político, posso abrir diálogo com as autoridades estaduais e solicitar providências. A Prefeitura de Cuiabá também vai contribuir com ações via secretária de Obras para manter condições de tráfego de veículos e pedestres”, disse.

O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, pediu compreensão dos moradores da comunidade, lembrando que o bloqueio de vias públicas atrapalha o trajeto de caminhões de lixo, que percorrem a região. Com uma área de 100 hectares, o aterro sanitário localizado na Pedra 90 atende o município desde 2023.

“A comunidade compreendeu nosso pedido e vamos abrir diálogo com o Governo do Estado para atender os moradores”, destacou.

O líder comunitário Osvaldo de Souza Brito alega que a quantidade de fluxo de veículos prejudicou a comunidade que existe há 100 anos. Segundo ele, sua esperança é que a gestão do prefeito Abilio Brunini traga também o desenvolvimento a partir da pavimentação asfáltica.

“Estou com fé nesta administração. Não temos estrada, não temos nada. A vinda do lixão acabou com nossa estrada. São 24 horas de caminhão de lixo e de entulho. Queremos pavimentação asfáltica”, questionou.

A professora Inez Soares de Melo teme prejudicar o início das aulas. Segundo ela, o ônibus escolar precisa passar em frente às chácaras para pegar as crianças. “A preocupação como professora, como moradora, é a criança perder aulas e desanimar. O que adianta nós sermos rurais e não conseguirmos formar nossos filhos? A escola Renascer fica a quase 23 km e a estrada não tem condições”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora