Connect with us

Cuiabá

Prefeitura retira 1,7 tonelada de lixo de uma única boca de lobo; trânsito será afetado

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou nesta terça-feira (14) a desobstrução completa de uma caixa coletora localizada na Travessa Nhambiquara, no bairro Santa Helena. O serviço integra o cronograma de reparos e manutenção das vias da capital.

No local, as equipes dividiram o trabalho em duas etapas. A primeira ocorreu hoje, com a retirada de aproximadamente 1,7 tonelada de lixo e entulho. Já nesta quarta-feira (15), será realizada a operação tapa-buracos ao longo de toda a extensão da via. Para garantir a execução eficaz do recapeamento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizará a interdição total da Travessa Nhambiquara, das 7h às 17h.

Durante a desobstrução, foi utilizado um caminhão hidrojato para remover a sujeira acumulada e restabelecer o fluxo adequado da água. Entre os materiais retirados estavam sedimentos trazidos pela chuva, como areia, brita e aterro, além de resíduos descartados irregularmente pela própria população, que ao longo do tempo contribuíram para o entupimento do sistema. Após a limpeza, a equipe fará a recomposição da base da via e aplicará uma nova camada de asfalto.

“O trabalho de hoje foi focado na desobstrução e limpeza. Amanhã, nossa equipe de reparo do asfalto entrará em ação. O serviço inclui fresagem, que é a remoção das camadas deterioradas, preenchimento dos buracos e, ao final do dia, a aplicação da nova capa asfáltica. Caso chova, os trabalhos serão interrompidos até que o terreno esteja completamente seco, já que o asfalto só pode ser aplicado sobre uma base sem umidade”, explicou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira.

Para a segurança dos trabalhadores e a fluidez no trânsito, a Semob está coordenando o bloqueio total da via e orientando os desvios. O bloqueio foi necessário devido à imprudência de alguns motoristas, que inicialmente desrespeitaram a área de obras, passando pelo local e molhando os trabalhadores, o que dificultou o andamento do serviço.

Desvio de trânsito

Motoristas que pretendem acessar a Avenida Monte Líbano em direção ao centro, passando pela Rodoviária de Cuiabá, não poderão acessar a Travessa Nhambiquara. O desvio está sendo realizado pela alça de acesso à Avenida Miguel Sutil. Os condutores devem seguir pela Miguel Sutil e utilizar o próximo retorno em direção ao bairro Santa Helena para retornar ao centro. O fluxo deve ser retomado normalmente às 17h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

HMC faz 72 cirurgias ortopédicas em 3 dias e reduz fila de espera

Publicado

em

Por

Após a visita do prefeito Abilio Brunini e do governador Mauro Mendes, pacientes do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) que aguardavam cirurgias há vários dias já começaram a receber alta. O mutirão teve início no sábado (11) e, em três dias de ação, já foram realizadas 72 cirurgias, sendo 54 programadas e 18 de urgência e emergência. Mais de 100 pessoas aguardavam por cirurgias no hospital, algumas há quase 30 dias, devido à falta de recursos para a aquisição dos materiais necessários. Até o momento, 50 pacientes já receberam alta médica, marcando um avanço significativo no atendimento hospitalar e aliviando a fila de espera.

De acordo com o médico responsável pelo Centro Cirúrgico do HMC, dr. Vitor Saverio Spalatti, a iniciativa visa atender o maior número possível de pacientes em menor tempo. “Nos finais de semana, devido à indisponibilidade de profissionais de outras especialidades, o número de procedimentos será menor. Durante a semana, a expectativa é de zerar a fila de espera, o que vai depender das demandas de cirurgias avaliadas como urgência e emergência. No mais tardar, conseguiremos resolver tudo ainda nesta semana”, afirmou o médico.

O diretor-geral do HMC, Israel Silva Paniago, explicou que o mutirão foi possível após um levantamento das necessidades do hospital, incluindo materiais de OPME (órteses, próteses e materiais especiais), que foi entregue ao Governo do Estado e à Prefeitura. “Realizamos um levantamento dos materiais necessários e o enviamos ao governador e ao prefeito. Eles conseguiram encaminhar os materiais essenciais para que as cirurgias fossem realizadas e assim zerarmos a fila”, explicou o gestor.

Ainda conforme o diretor, o maior desafio enfrentado anteriormente era justamente a falta de recursos para a compra desses materiais. “A equipe de profissionais e a estrutura do hospital já estavam adequadas, mas a grande dificuldade era a aquisição dos materiais necessários para os procedimentos devido à falta de recursos”, afirmou.

Jessica Fagundes de Souza, que estava internada há 10 dias aguardando uma cirurgia no tornozelo após sofrer um acidente de moto, expressou sua gratidão ao prefeito Abilio e ao governador Mauro Mendes. Durante a visita dos gestores ao hospital, foi garantido que a fila seria resolvida rapidamente.

“Eu estava aqui há 8 dias, sem previsão de cirurgia. Fui informada de que a demora era por falta de material, pois não havia saído o pagamento. Estávamos angustiadas, esperando, sentindo muita dor. Na sexta-feira (10), o prefeito Abilio e o governador Mauro Mendes visitaram o hospital, conversaram conosco e resolveram o problema. No dia seguinte, os materiais já estavam liberados e fui operada no sábado. Hoje, segunda-feira, recebi alta”, relatou Jessica.

Ela destacou o cuidado e a humanidade demonstrados pelos gestores. “Eles nos ouviram, prometeram e cumpriram. Fiquei impressionada com a atenção deles. Eu, com 33 anos, nunca tinha visto isso. Eles foram maravilhosos”, afirmou.

Ao final, Jessica deixou uma mensagem de gratidão. “Desejo que Deus os abençoe muito. Eles estão no caminho certo e mostraram que se preocupam genuinamente com a gente. Que continuem assim, pois fizeram algo que ficará marcado para nós”.

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, também comentou sobre a importância da ação. “Estamos extremamente satisfeitos em poder acelerar a fila de espera e atender essas pessoas que tanto precisam. É um alívio ver o resultado desse trabalho conjunto entre a Prefeitura, o Governo do Estado e toda a equipe do HMC. Nossa prioridade sempre será cuidar da saúde da população com agilidade e qualidade”, afirmou.

Outra paciente, Andressa Martins, que estava internada desde o dia 5 de janeiro, também compartilhou sua experiência e alívio ao ser atendida. “Eu já estava desesperada, tentando arrecadar dinheiro para fazer o procedimento na rede particular, porque me disseram que a cirurgia poderia demorar muito. Quando soube do mutirão e vi o material chegando, fiquei esperançosa. Graças a Deus fui operada e estou me recuperando bem. Não tenho palavras para agradecer ao prefeito, ao governador e à equipe do HMC por cuidarem de nós. É um momento de muita gratidão”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora