O Mutirão da Cidadania, realizado na Casa de Passagem, nesta terça-feira (22), teve alto aproveitamento dos serviços ofertados. O trabalho começou cedo para equipe de abordagem social, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que passou por diversos pontos da cidade convidando a população em situação de rua para participar da ação e aproveitar os serviços ofertados, além do café da manhã, almoço, entrega de kit higiene, apresentações culturais e muito mais.
Do público presente, nove pessoas aproveitaram para cortar o cabelo e uma delas decidiu doar o cabelo para uma entidade, outras 13 foram atendidas pela Defensoria Pública. Passaram pela equipe de saúde bucal 20 pacientes, 48 testes rápidos e 40 doses de vacinas foram aplicadas e realizadas quatro avaliações pelos profissionais da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O Mutirão ainda resultou no acolhimento temporário de 10 pessoas na Casa de Passagem. “Nosso objetivo é transformar a vida deles para melhor, ofertando não somente o acolhimento, mas de fato o desenvolvimento social, por meio dos serviços da Prefeitura e de todos os parceiros, da oferta de empregos, encaminhamento a cidade de origem, acolhimento temporário. Estamos à disposição de todos aqueles que necessitam da nossa ajuda”, destacou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
A coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destacou que o Mutirão foi pensado para homenagear o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no último sábado (19). “Hoje nós fizemos esse evento estratégico para que tivéssemos adesão da população em situação de rua e que estão em trânsito pelo município. Aqui ofertamos os atendimentos pontuais e entendemos que essa atividade é estratégica para sensibilizar eles, é a porta de entrada para os serviços contínuos que ofertamos diariamente para essa população, tanto na assistência social com a oferta de acolhimento, quanto pela saúde e outras áreas”, detalhou.
Outro apontamento feito por Marilene, foi em relação ao trabalho de conscientização e sensibilização contínuo, que é realizado com as pessoas em situação de rua do município. “Muitos deles se recusam ao acolhimento na Casa de Passagem e nem conhecem o espaço, então o motivo de promovermos esse mutirão aqui é que conheçam a unidade, a equipe que atua aqui e também possam se sensibilizar a receber a acolhida. Também contamos com a participação das comunidades terapêuticas aqui do município, estão presentes na ação os representantes dessas entidades, momento oportuno para se aproximarem da população”, completou.
Scheila ainda destacou a parceria de instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, forças de segurança, secretarias de Saúde, Cultura, comunidades de acolhimento, Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento a População em Situação de Rua (CIAMP), que atuam em conjunto com a Prefeitura. “É um sentimento de muita alegria realizar essa mobilização. O mutirão da Cidadania já aconteceu em outros momentos através da gestão do prefeito Roberto Dorner, que desde o início trabalha com olhar humanizado para população de Sinop, em especial as pessoas em vulnerabilidade social. Hoje realizamos mais uma edição aqui na Casa de Passagem, trazendo dignidade e oportunidade de vida às pessoas. Além das instituições, também tivemos aqui uma Escola de Cabeleireiros fazendo corte de cabelos deles”, concluiu a secretária.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT