Mais uma edição da imersão do Programa Impulsione o Seu Futuro ocorreu, nesta terça-feira (6), com a participação de 350 alunos das Escolas Estaduais Renee Menezes, Olímpio João Pissinat Guerra, Nossa Senhora da Glória e Profª Edeli Montovani. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Sinop, gerido pela pasta de Trabalho, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e executado pela equipe do Sine, para auxiliar jovens do ensino médio a conquistarem o primeiro emprego.
O evento teve palestras, Talk Show sobre empreendedorismo e um feirão de 200 vagas destinado aos menores aprendizes. “O Impulsione o Seu Futuro tem treinado jovens para o mercado de trabalho, feito orientações profissionais e ido até as escolas estaduais. Esse é um trabalho também de prevenção às várias violações de direitos dos jovens, mas também se trata de um treinamento para o futuro deles. Só neste ano já alcançamos e capacitamos 570 estudantes e aqui no evento temos 350 prontos para entrar no mercado de trabalho”, informou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
O diretor da Escola Estadual Reneé Menezes, Marcio Pereira da Silva, elogiou a iniciativa. “Eu achei maravilhosa a ideia, é uma proposta de preparação para o mercado de trabalho, então acho muito interessante eles já verem a realidade. Esse tipo de treinamento de hoje é muito bom, passar por esse processo desde o início em que se está na fase de decidir o que vai fazer, qual profissão seguir é maravilhoso, porque eles vão tendo ideias de qual caminho seguir lá na frente, acho fantástico”, considerou.
O empresário Fernando Assunção trouxe, de forma lúdica e dinâmica, contando com o auxílio dos personagens Mickey e Minnie Mouse, a primeira palestra do dia. “Essa é uma geração que tem à disposição uma avalanche de informações muito rápidas todos os dias e o propósito da gente é provocar neles uma inquietação positiva para resgatar alguns valores principalmente da parte profissional, de enxergar o sonhar e o realizar. Fico grato em participar desse movimento tão importante que está acontecendo hoje, trazendo positividade, perspectiva, curiosidade, inquietação e algumas dicas técnicas do segredo Disney de fazer as coisas acontecerem”, destacou.
Luana Barros é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Nilza, ela contou um pouco de sua experiência com o Impulsione. “Acho incrível as escolas estarem programando junto com a Prefeitura essas apresentações para gente aprender mais e requerer conhecimento, é muito interessante para o nosso futuro saber como lidar com futuras empresas. Tenho bastante expectativa com tudo que aprendi, acho que vai me ajudar muito sim a encontrar um trabalho. Nas palestras eles nos ensinaram como agir numa empresa, que nós devemos ter proatividade, ser pessoas responsáveis com nosso trabalho, a importância da comunicação e que cada um tem um setor específico em que se sente mais confortável, explicaram bastante coisa”, detalhou a aluna.
Outro participante foi o estudante do terceiro ano da Escola Reneé Menezes, Mateus Conceição Felipe, de 17 anos, para ele tanto a capacitação do Impulsione feita na escola, quanto a imersão serviu de incentivo para buscar seus objetivos. “Foi uma experiência nova que eu tive, nunca tinha participado do curso e do evento, foi bem tranquila a experiência, gostei e aprendi bastante. Eu penso em fazer uma faculdade, ter uma vida estável e estudar”, mencionou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Golçalves, que também palestrou na imersão, o programa Impulsione o Seu Futuro tem potencial de transformar a vida dos adolescentes que passam por ele. “Quero parabenizar a gestão, o prefeito Roberto Dorner, a secretária Scheila que está à frente dessa pasta e as empresas que são parceiras. Através de um evento como esse é possível mudar a história de um jovem. Isso que está acontecendo aqui é algo que eu tenho certeza que cada mãe e pai que está em casa e imagina que o filho está passando por uma triagem, por uma oportunidade de qualificação para se enquadrar no mercado de trabalho, pensar no futuro e ver possibilidades que muitas vezes apenas na escola ele não conseguiria, eu tenho certeza que esses pais devem estar muito gratos a essa gestão”, completou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT