A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realizou, nesta quinta-feira (18), a blitz educativa em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A mobilização ocorreu no cruzamento entre as avenidas Sibipirunas e Júlio Campos, abordando diversos condutores de veículos, ciclistas e pedestres que passavam pelo local, para entregar os folders orientativos e falar sobre a campanha.
A coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, considera que a ação foi produtiva. “Foi a segunda blitz realizada pela gestão, nós tivemos o envolvimento de 50 pessoas contribuindo com a entrega dos folders e alcançamos aproximadamente 2 mil pessoas, essa foi a quantidade de material que levamos e todos foram disponibilizados para sociedade. Vamos conseguir que a informação e a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes cheguem a determinados lares e levem a informação que precisamos fazer o enfrentamento desse tipo de violência”, completou.
A ação contou com a participação da equipe da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e Conselho Tutelar, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, Secretaria de Trânsito, bem como representantes da Comissão da Família da Ordem dos Advogados de Sinop, alunos do Projeto Luz do Amanhã, da Polícia Militar e da Inpasa. “Nossa equipe foi às ruas para orientar a população sobre o que fazer em casos de abuso e exploração sexual infantil. Essa é uma data muito importante de mobilização junto a sociedade, por isso teremos várias ações ao longo do dia e estaremos espalhando as flores símbolo da campanha com o número 100, que é número de denúncia”, reforçou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.
O prefeito Roberto Dorner também esteve presente na blitz, auxiliando na orientação à população. “É nosso dever cuidar das crianças e adolescentes do nosso município. Nós todos temos que ser agentes dessa causa, esse trabalho de conscientização já vem sendo feito, e hoje, dia 18, é uma data para lembrar e trabalhar orientando a população para que possíveis abusos sejam denunciados, para que as autoridades tomem as devidas providencias”, declarou o prefeito.
Todos os cidadãos podem contribuir na luta contra a violação de direitos das crianças e adolescentes de Sinop, ficando atentos aos sinais de abuso, geralmente apresentados pelas mudanças repentinas de comportamento, como agressividade, isolamento, ansiedade, medo, queda no rendimento escolar, silêncio predominante e outros. Além disso, é importante que o adulto esteja disponível para ouvir com atenção as crianças e adolescentes, quando precisarem conversar, sem julgar ou menosprezar seus sentimentos.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT