Conhecimento nunca é demais, principalmente quando o assunto é saúde, e a 1ª Jornada Multiprofissional da Saúde garantiu isso aos profissionais participantes, que teve como tema “Uma abordagem integrada dos cuidados em transtornos alimentas com foco na seletividade alimentar”.
A atividade foi realizada nesta última semana pela Secretaria de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Lucas do Rio Verde, e reuniu nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais no auditório do Espaço Saúde.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“A jornada foi pensada para promover uma discussão entre os municípios do Vale do Teles Pires a respeito do manejo de pacientes com seletividade alimentar, adentrando também aos cuidados envolvendo alimentação da criança e adolescente no espectro autista. Durante o evento, também foi levantada a importância da equipe multiprofissional nesse manejo. O evento foi marcado pela troca de conhecimento e experiências positivas e as diferentes formas de abordagem nos cuidados em seus consultórios e grupos de atuação”, explica a nutricionista da Vigilância em Sanitária, Any Ellen Rodrigues.
A jornada contou com palestras de diversos profissionais da saúde municipal, com cinco módulos diferentes e temas diversos como: Alimentação Saudável e Variedade Alimentar, Seletividade Alimentar: Definição e Fatores Associados, Desafios Alimentares na Infância e Adolescência, TEA X Seletividade Alimentar e Equipe Multidisciplinar no Manejo de Transtornos Alimentares.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“O encontro foi marcado pela percepção dos nossos profissionais à temática e foi de muito aprendizado e muito gratificante poder proporcionar esses momentos de Educação Permanente em Saúde aos nossos profissionais e convidados de outras localidades. E sempre buscando o resultado que é a melhoria ao atendimento aos nossos usuários”, finaliza Tatiani da Rocha Andrade Lima, coordenadora da ESPM e CIES Municipal.
Além de Lucas do Rio Verde, também estiveram presentes as cidades de Vera, Sorriso, Sinop, Tapurah, Nova Ubiratã, União do Sul e Itanhangá.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT