Connect with us

Sorriso

Prefeitura quer municipalizar estradas do Barreiro, assim como MTs 485 e 490

Publicado

em

Prefeitura e associações de produtores buscam alternativas para manter as vias sempre em dia

Representantes de associações de produtores rurais e da Intervias, concessionária que atua na cobrança de pedágio para manutenção de estradas, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24 de maio) para avançar nos estudos para municipalizar estradas estaduais, permitindo que possam, assim, ser pedagiadas.

O tema voltou a integrar a agenda do prefeito Ari Lafin, assim como dos secretários municipais Milton Geller (Obras e Serviços Públicos – Semosp), Ednilson Oliveira (Cidade – Semcid), Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico – Semde), do adjunto da Semosp, Jesué Soares dos Santos, e do assessor jurídico Daniel Melo.

Especificamente, o encontrou tratou de buscar meios legais de garantir a manutenção de vias, ou que passaram pelo processo de revitalização via Governo do Estado, como a Estrada do Barreiro, ou que ganharam asfalto pela primeira vez, como as MTs 485 e 490, pavimentadas por meio da força-tarefa entre Estado, Prefeitura e produtores, devidamente organizados em associações.

A ideia é, a exemplo do que o Estado de Mato Grosso fez com relação à BR-163, o Município possa ser o responsável por estas vias e, assim, poder permitir que sejam pedagiadas, garantindo assim, sua constante manutenção.

No caso das estradas que cortam a comunidade Barreiro, que antes da revitalização já contava com uma praça de pedágio, o processo buscado, junto ao Estado, é a municipalização destas vias. A prosa, que não é de agora, vai voltar a ser discutida no Governo do Estado, pelo prefeito Ari Lafin e o vice-governador Otaviano Pivetta. O prefeito deve reforçar o pedido de municipalização das vias que cortam a Comunidade do Barreiro e, a partir disso, a liberação para que a Associação volte a “pedagiar” trechos das MTs 443 e 487.

MTs 485 e 490

Para manter em dia o asfalto que passou, e está passando, a fazer parte da paisagem das MTs 485 e 490, os produtores também buscam formas para permitir a manutenção constante por meio do pagamento de pedágio. Neste caso, a possibilidade se amplia.

Além de municipalizar a vida, há também uma outra forma de permitir a manutenção direta destes trechos, por meio da “delegação” destes trechos. Natalício Ligoski, da Conectiva, empresa que presta consultoria a associações de produtores, explica que, basicamente, pelo processo, o Estado passa essa obrigação ao Município, que pode licitar novas concessões.

“Vamos reforçar ao Governo do Estado a importância de mantermos estes trechos sempre em boas condições, o que, antes de tudo, preserva vidas e também contribui de forma direta para o contínuo desenvolvimento de nossa região, alicerçado no agronegócio e caminhando para a sedimentação do processo de industrialização”, informou Ari, reiterando que o trabalho aqui desenvolvido por meio da cooperação entre os produtores é referência. “Este trabalho coletivo faz diferença e traz resultados benéficos a todos”.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora