Devido à orientação do Governo Federal para que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) atualizem seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) para evitar a suspensão do benefício, a demanda pelo serviço nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) aumentou. Com isso, o processo de geração do Número de Identificação Social (NIS) pode estar mais lento, o que prolonga o tempo necessário para novos cadastros.
Para agilizar o atendimento, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, informa que os beneficiários do BPC que tiveram o benefício bloqueado podem solicitar o desbloqueio diretamente ao INSS pelo telefone 135.
Após solicitar o desbloqueio, o beneficiário tem um prazo de 90 dias para atualizar seu cadastro em uma unidade do CRAS. Caso não realize a atualização dentro desse período, o benefício poderá ser suspenso novamente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT