Alongamento e hidroterapia estão entre estratégias da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde para os pacientes com patologias que necessitam de atividades com menos impacto, dores crônicas e que não tenha danos estruturais. Essas atividades são acompanhadas por fisioterapeutas em todas as Unidades de Básicas de Saúde (UBS). (Confira abaixo a programação).
O alongamento tem duração de cinquenta minutos são realizadas nas imediações das UBSs. Os grupos fazem parte da Atenção Primária em Saúde (APS), uma forma de intervenção que visa evitar doenças e desenvolver ações de promoção e prevenção em saúde.
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)
As atividades contam com acompanhamento de um profissional da área da saúde, que encontra os pacientes nas unidades e realiza as atividades físicas na própria unidade de saúde, criando assim uma rotina que melhora a qualidade de vida de cada um.
“Os grupos são muito importantes para que mantenhamos nosso corpo bem ajustado, prevenir lesões, aliviar dores crônicas, e também interagir com as pessoas, além de fazer novos amigos. Nos encontros quem chega triste sai alegre, é um momento que passamos juntos, nos renova, aumenta nossa qualidade de vida, e o corpo e a mente ficam mais leve”, pontua fisioterapeuta, Gessé Silva Cunha.
(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)
O objetivo central do grupo de fisioterapia é oportunizar um cuidado maior com o paciente em todos os âmbitos, seja por problemas como tendinites, bursite, derrame articular, desgaste, lombalgias, fibromialgia, entre outros.
O paciente só estará apto a participar das atividades após avaliação médica realizada na própria unidade de saúde. Importante salientar que os grupos são abertos para todo público, não apenas para pessoas que tenham patologias.
Os interessados em participar das atividades devem ir até a unidade de saúde do seu bairro.