“Das 15 unidades operacionais de Mato Grosso, agora, somente a do Posto Gil ainda não tem cobertura, por uma questão de necessidade de adequação estrutural”, informou o superintendente da PRF em Mato Grosso, Arthur Nogueira, que agradeceu a gestão municipal por assumir esta demanda. “É uma gestão diferenciada da de outros prefeitos, porque entende que a segurança pública também é dever do município”.

Em sua fala, o prefeito relembrou outras ações articuladas pelo Executivo, tanto de forma direta, quanto em parceria com conselhos e outros entes federativos para reforçar o trabalho das forças de segurança, como o pedido de mais delegados e a viabilização de um novo prédio para a delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), ações de reforma e ampliação do Batalhão da PM em Sorriso, e também em Boa Esperança, construção de um novo quartel para o Corpo de Bombeiros, dentre uma série de outros avanços.

“Segurança pública, é, de fato, responsabilidade de todos”, enfatizou o gestor, acrescentando que o trabalho social é igualmente estratégico para resolver problemas crônicos ligados à segurança. Ari também relembrou outras ações realizadas pelo Executivo para melhorar as condições de trabalho dos PRFs assim como dos usuários da via abordados na Delegacia.

Outros investimentos

A unidade foi revitalizada ainda em 2022, com remodelação do layout interno, pintura, iluminação externa com luminárias em LED, novos móveis, persianas e um jardim.

Para tanto, mais que a disponibilização da equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da equipe de paisagismo do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva, assim como de mão-de-obra de reeducandos via Projeto Mão Amiga, a empreitada também contou com a destinação de recursos via Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep), e ainda de devolução de parte do duodécimo pela Câmara de Vereadores. O Conselho de Segurança Pública (Conseg) também atuou no processo.

Além da intervenção promovida pela Prefeitura de Sorriso, à época, a reforma da unidade contou com o aporte de R$ 1,5 milhão via Rota do Oeste, o que resultou em melhorias e ampliação da delegacia, da sala de instrução e da unidade operacional.