Connect with us

Sorriso

Prefeitura inicia obras de manutenção de calçadas em áreas urbanas no Município

Publicado

em

Ao startar o serviço, na Área Verde central, o prefeito recomenda que sejam observadas a padronização e a acessibilidade

É público e notório que os serviços de construção e manutenção de calçadas em áreas urbanas no Município é imprescindível e essencial para conservação das calçadas na área de funcionamento e segurança. “A livre circulação de pessoas é garantida por legislações federais, estaduais e municipais, e para que essa locomoção ocorra de forma segura, é necessário garantir o cumprimento não apenas das normas de trânsito, mas também daquelas relacionadas ao fluxo de pedestres”. Esse conteúdo contempla as justificativas do processo licitatória que credencia empresas para os serviços.

Com a finalidade de planejar a recuperação de calçadas, o prefeito Ari Lafin juntamente com o vice-prefeito Gerson Bicego reuniu, na tarde de quinta-feira (20) os responsáveis pelas secretarias da Cidade, Obras e Serviços Públicos e Fazenda para alinhar os pontos da Área Verde central que serão recuperados, através das empresas credenciadas. Para isso, as secretarias de Cidades e de Obras e Serviços Públicos estão trabalhando em conjunto no projeto que vai definir o modelo das calçadas e os locais que precisam da recuperação.

O secretário-adjunto da Semfaz, Miraldo Gomes de Souza, disse que nesse primeiro momento está sendo montado o projeto descritivo dos locais, para depois partir para contratação das empresas. “Então, a recuperação das calçadas está em fase de elaboração do projeto básico dos locais a ser recuperados. Primeiramente será na Área Verde e no segundo momento será feito um outro credenciamento para demais áreas públicas”.

O Prefeito Ari recomendou que na execução dos passeios e calçadas de concreto, em áreas urbanas no Município, sejam observados a padronização do desenho e a acessibilidade. “Vamos iniciar o trabalho pela Área Verde e depois segue para os demais pontos. Temos quatro empresas credenciadas, fator que nos traz celeridade na execução dos serviços, pois poderá ser aberta várias frentes de trabalho, proporcionando assim execução eficiente dentro da janela período seco e com apoio da secretaria de Obras, podemos agilizar esse trabalho. Nesse contexto, estamos pensando na acessibilidade, segurança e harmonia entre outros itens também importantes quando se trata de obras de uso público”, pontua Ari.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Sancionada a lei que institui Plano Municipal de Segurança nas Escolas

Publicado

em

Por

Documento, que normatiza ações de segurança, nasceu do trabalho conjunto entre vários setores

Valorizar a cultura de paz, garantir a segurança e o bem-estar de todos os integrantes da comunidade escolar. Este é o cerne do Plano Municipal de Segurança nas Escolas, instituído pela Lei n.º 3.600, sancionada na quinta-feira (24 de outubro).

O documento começou a ser elaborado ainda no ano passado, pelo Comitê Integrado de Segurança Escolar (CISE) e sua consolidação em lei facilita a organização e sua implementação em todas as unidades escolares do Município.

A Lei n.º 3.600 tem como objetivo estabelecer as normas gerais de segurança e de prevenção de ações de violência física e emocional contra comunidades escolares, preservando assim a segurança e o bem-estar de alunos, professores e demais funcionários de unidades escolares.

O documento também deixa claro que o CISE está vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e deverá ser composto por integrantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, além de representantes das esferas municipal, estadual e federal da segurança pública no Município.

“É um plano de valiosa importância, construído coletivamente, e seu principal objetivo é ajustar ações para que, em caso necessidade, já haja um protocolo de ação unificado”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

“Várias são as atividades promovidas nas unidades escolares para estimular a cultura da paz, o combate ao bullying e cooperação entre os alunos, e a formatação deste documento vem para contribuir no processo de normatização e alinhamento de ações”, complementa a secretária de Educação (Semed), Lúcia Korbes Drechsler.

Presidente do CISE, e diretor da Escola Militar Tiradentes Cabo Dilceu Amaral, o tenente-coronel PM Ilton Botelho explica que, para que cada escola possa seguir implementando seu próprio plano de ação, à luz da recente legislação, deve ser utilizada a metodologia IARA (identificação, análise, resposta e avaliação).

“O CISE está à disposição dos gestores escolares, para contribuir e orientar sempre que for necessário”, disponibilizou-se, lembrando que a promoção da paz perpassa pelo respeito às diferenças, pelo olhar empático às famílias e, principalmente, por um processo de relacionamento baseado na comunicação não-violenta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora