Connect with us

Sorriso

Prefeitura forma turma de alunos no curso básico de Braille

Publicado

em

Foram oferecidas mais de 30 vagas

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), através da equipe do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial (Cemais), ofertou para mais de 30 pessoas, entre professores, estagiários e pais de alunos, a formação do curso básico de Braille, através do Sistema de Leitura em Braille.

O curso teve duração de cinco meses e foi oportunizado de acordo com recursos e materiais disponíveis, como: reglete (régua específica para a escrita em braile), punção (caneta das pessoas com baixa visão e acuidade visual e cegueira), além de máquinas braile (utilizada na qualidade e eficiência da escrita em braile).

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Drechsler, o projeto é de autoria da mediadora e pedagoga Cleci Vera Schenkel Martini, que visa multiplicar o conhecimento inicial de Braille no Município.

“O objetivo do curso é promover a divulgação e facilitar as pessoas que atuam com pessoas com deficiência visual cegueira o acesso tanto a comunicação através desse código, como o entendimento da escrita em braile”, frisa a educadora, Cleci Vera Schenkel Martini.

Atualmente, a Rede Municipal conta com alunos com deficiência visual que necessitam desse atendimento especializado, além de deficientes visuais que mesmo estando na Rede Estadual, e terem sido alfabetizados pelo Município, as vezes precisam desse auxílio.

“Precisamos avançar na Educação Especial e Inclusiva além de valorizar a diversidade. Essa é uma forma de educação democrática para todos, não só através dos recursos físicos, mas, também através do apoio especializado, dando maior autonomia para a pessoa com deficiência visual cegueira em nosso Município”, ressalta a secretária de Educação Lúcia Drechsler.

Durante o curso foram ensinados além do alfabeto, elementos da escrita, formas de comunicação visual, ilustrações e gráficos, a tradução do braile a tinta, vivências teóricas e práticas da pessoa com cegueira, oficinas de vendas e leituras em braile.

O código Braille é um sistema de leitura e escrita através de pontos em relevo, lidos através dos dedos que proporciona a inclusão da pessoa cega ou com baixa visão. Composto por 63 sinais formados a partir do conjunto matricial, os códigos se destacam também na inclusão digital, através dos recursos tecnológicos como ledores, softwares e aplicativos, com descrições entre outras possibilidades de melhorias e autonomia da pessoa cega.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora