Connect with us

Cuiabá

Prefeitura faz desobstrução de bocas de lobo no Jardim Paulista e São Mateus

Publicado

em

Seguindo o cronograma de ações emergenciais para prevenir alagamentos na capital, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realiza nesta terça-feira (14) a desobstrução de caixas coletoras (bocas de lobo) nos bairros Jardim Paulista e São Mateus. A ação prioriza o mapeamento de pontos críticos da capital, com foco nas áreas mais suscetíveis a enchentes e alagamentos.

Os serviços contam com o apoio de um caminhão hidrojato, popularmente conhecido como “tatuzão”. O equipamento é utilizado para jatear água em alta pressão, facilitando a limpeza de áreas de difícil acesso, como caixas coletoras e anexos de drenagem, além de aspirar os resíduos acumulados. O objetivo é desobstruir os pontos críticos e garantir a eficiência do sistema de escoamento.

O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, destacou a importância do trabalho contínuo para a manutenção do sistema de drenagem. “Estamos intensificando essas ações para minimizar os impactos das chuvas. Essa é uma medida emergencial que, somada à colaboração da população em evitar o descarte irregular de lixo, contribuirá diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana”, afirmou.

O cronograma de desobstrução seguirá nos próximos dias e prevê o atendimento em cinquenta caixas coletoras espalhadas pela cidade. Na ação desta manhã, foram recolhidas aproximadamente 2 toneladas de resíduos, incluindo areia, cascalho, garrafas PET, sacolas plásticas e lixo doméstico.

Atualmente, 19 profissionais especializados em desobstrução e manutenção de sistemas de drenagem estão dedicados exclusivamente à limpeza de caixas coletoras na capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura desiste de ações na Justiça contra o BRT na capital

Publicado

em

Por

O prefeito Abilio Brunini determinou na terça-feira (14) que a Procuradoria Geral do Município desista das ações na Justiça, protocoladas com o intuito de travar as obras do BRT (Bus Rapid Transit).

Abilio explicou que sua gestão tem o plano de contribuir com as obras do Governo de Mato Grosso. “Não vamos permanecer com ações na Justiça. As secretarias de Obras e Mobilidade Urbana estão à disposição para colaborar nos processos para que a obra seja acelerada e concluída logo”, disse.

Projetado para percorrer Cuiabá e Várzea Grande nos trajetos CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro, a obra é conduzida pelo governo do Estado com investimento total de R$ 468 milhões. Cabe ao poder público municipal a responsabilidade de atuar nos processos de liberações ambientais e alvarás para garantir celeridade nas obras.

O projeto do BRT prevê as seguintes obras de infraestrutura: corredor segregado, paradas, estações e terminais, tratamento das calçadas, Parque Linear da Av. Rubens de Mendonça, Centro de Controle Operacional, Garagem Operacional do BRT com sub estação de recarga elétrica dos ônibus, sistema de monitoramento e segurança da frota e usuários, sistema de comunicação com os usuários e também pela aquisição dos ônibus movidos à eletricidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora