Connect with us

Diamantino

Prefeitura e Sebrae lançam Plano de Desenvolvimento Municipal e apresentam o estudo Diamantino em Números

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae-MT) apresentaram na terça-feira (14.11), no Paço Municipal, o “Plano de Desenvolvimento Municipal” e o estudo “Diamantino em Números”. Escritos por meio do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, ambos os documentos retratam o mapeamento do perfil e das oportunidades da cidade. Secretários municipais e vereadores acompanharam o momento de perto.

Os documentos, baseados em dados secundários públicos originários de fontes oficiais de órgãos do Governo Estadual e Federal, apresentam aos leitores uma compilação estatística de temas importantes ao município, entre eles: aspectos sociais, demográficos, econômicos, de finanças públicas, infraestrutura e sobre o mercado de trabalho.

Além das características socioeconômicas, também constam informações quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 a 2020, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano de Diamantino (IDH), produtos importados e exportados em 2022 e outras referências relevantes.

O gestor municipal, Dr. Manoel Loureiro, comemorou a entrega dos itens para a comunidade e reforçou a contribuição das informações para a realização de trabalhos com maior assertividade.

“As informações contidas nestes documentos são de suma importância e servirão para nos nortear durante estratégias e tomada de decisões assertivas para a população. É uma ferramenta que contribui com o trabalho que já estamos realizando com afinco em nosso município. Tenho certeza que somará com nossos resultados já positivos.”

Também de acordo com a analista do Sebrae-MT responsável pela entrega, Silvia Fraga, os documentos foram construídos com munícipes, empresários, instituições e associações, e servirão para atrair mais investidores para o município.

“Informações acerca da economia, habitação, educação e todos os eixos importantes para o desenvolvimento que são de interesse tanto para a população quanto para a administração pública estão inseridas neste documento. Agora Diamantino tem um cartão de visita que servirá para atrair mais investidores para o município.”

O secretário de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, que contribuiu e acompanhou todo o processo de construção dos documentos falou sobre os resultados que já são colhidos pela gestão.

“Após dois anos de construção e realização dessas ações já vemos resultado em nossa cidade. Quando despertamos o sentimento de empreendedorismo na população vemos a aceitação e a participação do público nas atividades. Diamantino agora tem um guia para quem quer investir com um bom direcionamento para o futuro.”

Acompanhando a entrega de perto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Diamantino, Arnildo Neto, comentou sobre esse momento.

“A gente recebe esse material com satisfação. Ele é um novo passo frente a uma caminhada gigante pelas oportunidades que nosso município merece, que bom que isso aconteceu. Reforço que esse planejamento deve ser seguido de ações e agora vamos trabalhar pela conjuntura socioeconômica.”

Acompanhando a entrega estiveram presentes o secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba; o secretário de Educação, Rodrigo Rocha; a secretária de Fazenda, Marineides Nogueira; o secretário de Meio Ambiente e Cidade, Milton Criveletto; o Secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva; a consultora do Sebrae-MT, Jucéli Vilela, além dos vereadores municipais, Ranielli Arruda, Adriano Soares, Edmilson Freitas e Alfredo Keller.

De acordo com a equipe da administração municipal, cópias serão distribuídas entre as secretarias municipais, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e na Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora