A Prefeitura de Diamantino juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae-MT) apresentaram na terça-feira (14.11), no Paço Municipal, o “Plano de Desenvolvimento Municipal” e o estudo “Diamantino em Números”. Escritos por meio do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, ambos os documentos retratam o mapeamento do perfil e das oportunidades da cidade. Secretários municipais e vereadores acompanharam o momento de perto.
Os documentos, baseados em dados secundários públicos originários de fontes oficiais de órgãos do Governo Estadual e Federal, apresentam aos leitores uma compilação estatística de temas importantes ao município, entre eles: aspectos sociais, demográficos, econômicos, de finanças públicas, infraestrutura e sobre o mercado de trabalho.
Além das características socioeconômicas, também constam informações quanto ao Produto Interno Bruto (PIB) de 2014 a 2020, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano de Diamantino (IDH), produtos importados e exportados em 2022 e outras referências relevantes.
O gestor municipal, Dr. Manoel Loureiro, comemorou a entrega dos itens para a comunidade e reforçou a contribuição das informações para a realização de trabalhos com maior assertividade.
“As informações contidas nestes documentos são de suma importância e servirão para nos nortear durante estratégias e tomada de decisões assertivas para a população. É uma ferramenta que contribui com o trabalho que já estamos realizando com afinco em nosso município. Tenho certeza que somará com nossos resultados já positivos.”
Também de acordo com a analista do Sebrae-MT responsável pela entrega, Silvia Fraga, os documentos foram construídos com munícipes, empresários, instituições e associações, e servirão para atrair mais investidores para o município.
“Informações acerca da economia, habitação, educação e todos os eixos importantes para o desenvolvimento que são de interesse tanto para a população quanto para a administração pública estão inseridas neste documento. Agora Diamantino tem um cartão de visita que servirá para atrair mais investidores para o município.”
O secretário de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, que contribuiu e acompanhou todo o processo de construção dos documentos falou sobre os resultados que já são colhidos pela gestão.
“Após dois anos de construção e realização dessas ações já vemos resultado em nossa cidade. Quando despertamos o sentimento de empreendedorismo na população vemos a aceitação e a participação do público nas atividades. Diamantino agora tem um guia para quem quer investir com um bom direcionamento para o futuro.”
Acompanhando a entrega de perto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Diamantino, Arnildo Neto, comentou sobre esse momento.
“A gente recebe esse material com satisfação. Ele é um novo passo frente a uma caminhada gigante pelas oportunidades que nosso município merece, que bom que isso aconteceu. Reforço que esse planejamento deve ser seguido de ações e agora vamos trabalhar pela conjuntura socioeconômica.”
Acompanhando a entrega estiveram presentes o secretário de Administração, Edvaldo Carnaúba; o secretário de Educação, Rodrigo Rocha; a secretária de Fazenda, Marineides Nogueira; o secretário de Meio Ambiente e Cidade, Milton Criveletto; o Secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva; a consultora do Sebrae-MT, Jucéli Vilela, além dos vereadores municipais, Ranielli Arruda, Adriano Soares, Edmilson Freitas e Alfredo Keller.
De acordo com a equipe da administração municipal, cópias serão distribuídas entre as secretarias municipais, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e na Câmara Municipal de Vereadores.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT