A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, dando continuidade às ações do programa nacional “Agentes de Roteiros Turísticos”, realizou na última semana a testagem de dois tours turísticos, um por artes sacras e outro em uma cervejaria artesanal, e de um City Tour por Sinop. O objetivo é fomentar o setor e atrair visitantes, demonstrando as potencialidades do município. Também participaram representantes das entidades de classe, Aces, Unesin, Associação dos Hotéis, CDL, condutores de turismo e os organizadores.
A consultora do Sebrae, Amanda Maciel, explica que é necessário proporcionar experiências diferenciadas para o turista. Ela destaca ainda que empresas, como uma cervejaria, indústrias, estão inseridas nesse contexto. “Sinop já tem excelentes cervejarias, que fazem distribuição dos seus produtos no estado todo. Elas estão prontas para receber esse público e viver essa experiência, de conhecer o processo de fabricação e conhecer um pouco dos tipos de cerveja que a fábrica produz. O turista gosta muito, é divertido, é bacana, e é curioso, todo mundo quer conhecer, quer saber como se produz uma cerveja artesanal”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, ressaltou que é uma oportunidade de apresentar o setor e fazer turismo. “A visita proporciona para as pessoas, um dia de visitação, o conhecimento de uma cervejaria, mostrando que Sinop tem esse potencial econômico e unindo com a iniciativa privada, que é quem ajuda desenvolver cada dia a mais o nosso município”.
“Tem muita indústria surgindo em Sinop, e uma delas é um micro cervejaria, é uma coisa bem legal, que às vezes as pessoas vem de região que não tem esse tipo de produto e elas vão encontrar aqui em Sinop”, pontuou o proprietário da cervejaria que recebeu a visita, Fabian Kertischka.
Além da cervejaria, a testagem do tour foi realizada com a especialista em arte sacra, Mari Bueno, que contou um pouco dos trabalhos que ela já fez no município. Para a especialista, poder mostrar a simbologia e o significado dos espaços litúrgicos é gratificante. “A própria fomentação do turismo ela tem essa importância, é porque é aquele que vai contar as histórias, vai fazer com que as próximas gerações saibam como aconteceu, como iniciou, e o turismo é uma grande ferramenta para que a gente possa manter tudo isso e cada vez mais e preservar a história do município”.
“Sinop recebe muitas pessoas e poder oportunizar esse tour, é uma experiência única. Desde já agradecer a Mari Bueno pela atenção, é emocionante, é de muito aprendizado e tem muita cultura e história, e também quero agradecer ao Fabian, por ter aberto a sua fábrica para mostrar o processo de perto”, concluiu o secretário.
Os participantes da testagem preencheram uma avaliação e posteriormente serão feitas adaptações para que tanto o “City Tour” quanto os “Tours” possam ser comercializados pelas agências de viagens ou diretamente pelos condutores de turismo local.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT