Connect with us

Cuiabá

Prefeitura é parceira do ato de lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito; evento será no sábado (29)

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convida todos para o ato da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, que ocorrerá neste sábado (29), a partir das 5h. Em sua 8ª edição, o tema escolhido para este ano é “Energia Ancestral Axé!”, determinado pela Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, responsável pela organização do evento, que integra o Calendário Oficial de Eventos Culturais do Município de Cuiabá através da Lei 6.304, de 28 de setembro de 2018.

“Por mais um ano, somos parceiros deste importante evento que mantém viva a tradição de fé e religiosidade do povo cuiabano. O ato de lavagem das escadarias de São Benedito tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e das religiões de matriz africana,” disse o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) com café da manhã e entrega dos materiais e caminhada repleta de m cânticos, toque de tambores, danças e água de cheiro. A concentração será no Lago da Igreja do Rosário e São Benedito, a partir das 8h para o início da lavagem às 9h. O encerramento das festividades será na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia- Amdepol, às 12h. (veja a programação abaixo).

O evento é sem fins lucrativos e tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural, combatendo todas as formas de racismo, violência, discriminação racial e intolerância religiosa, além de dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e dos povos de terreiro e religiões de matriz africana.

“O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz, onde toda a comunidade, independente de religião, participe de forma harmoniosa e troque conhecimentos culturais,” disse Lindisey Catarina de Sá, responsável pela organização do evento.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer estará presente neste evento tão rico e cheio de diversidade. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel na inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 8ª edição,” concluiu o secretário.

Mais informações podem ser obtidas pelo canal oficial no Facebook: Lavagem Cuiabá.

Programação:

5h – Abertura (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)

5h45 – Café da manhã

6h30 – Entrega das quartinhas (jarros ornamentados que as mães carregam com a água de cheiro)

7h – Início do deslocamento para a igreja de São Benedito

8h – Concentração

9h – Início da Caminhada “Energia Ancestral Axé!”

12h – Feijoada de confraternização na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol)

17h – Encerramento do evento

Serviço:

Assunto: Lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Data: 29/06 (Sábado)

Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)

Horário: A partir das 5h

Informações: (65) 98131-6147 ou (65) 99241-3469

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora