Connect with us

Cuiabá

Prefeitura e Embaixada da Índia ajustam os últimos detalhes para instalação do monumento de Mahatma Gandhi em Cuiabá

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá e a Embaixada da Índia  deliberam as últimas tratativas para instalação da estátua de Mahatma Gandhi em solo cuiabano. Esculpida em bronze, com 1,93 de altura e pesando cerca de 550 kg, a peça será fixada no Parque da Família próximo ao chafariz sobre uma base de cerca de dois metros. , No local, haverá uma placa de identificação e iluminação, além da construção de um espaço com informações sobre Gandhi. O Parque da Família será reformulado para receber o monumento.  Na quinta-feira (12) o primeiro secretário da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav, visitou o local acompanhado do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo e do gestor de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Cuiabá e idealizador do projeto, Alex de Deus. O diplomata indiano também foi recepcionado pelo secretário Municipal de Turismo, Lincoln Sardinha Costa.

A homenagem ao líder reconhecido mundialmente por disseminar a cultura da paz, Mahatma Gandhi é de grande representatividade para o seu país, a Índia. 

“Assim como para nós da Índia e os outros países, como o Brasil, o mais importante é a mensagem de paz. Queremos fazer essas ações com a Prefeitura de Cuiabá para promover paz em todo o Brasil, especialmente em Cuiabá. Quando fomos decidir que cidade seria melhor para acolher a estátua de Gandhi, selecionamos Cuiabá. Não é só um espaço de Gandhi, mas um parque de paz com a presença da cultura da Índia para promover a paz e saúde com diversas atividades como de Yoga, meditação. O objetivo é instituir um plano integrativo para paz e harmonia dentro da cidade, o país e a Índia”, destacou o secretário Geral da Embaixada da Índia, Suraj Jadhav.

O secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer também ressaltou a representatividade da obra para a comunidade cuiabana e a escolha apropriada do local. “Estar aqui no Parque da Família, que é uma parte nobre da cidade, agrega a mensagem que o Gandhi levou para mundo da intolerância da violência e da cultura da paz. Esses temas são muito urgentes para ser trabalhado na sociedade e na família, a cultura de paz, de não violência, de combate ao ódio. Então, a estátua do Ghandi representa um pouco isso, agrega no conceito da família o fato de trazer e instalar no Parque da Família a estátua do Gandhi”, pontuou Justino.

Sobre a influência que isso pode trazer para a sociedade cuiabana, Alex de Deus, que também é bacharel em turismo, pontua que é um reconhecimento a Cuiabá como uma cidade com importância internacional. O Governo da Índia, entendendo a relevância da Capital do Estado de Mato Grosso, instituiu a cidade de Cuiabá como uma das sedes oficiais para o Dia Internacional da Yoga em Cuiabá. “São poucas cidades no mundo que tem esse título, que é criado pelo governo da Índia. E o governo indiano ainda presenteou nossa cidade com esta honraria, uma imponente estátua de quase 600 kg, confeccionada em bronze, que foi esculpida a mão pelo conceituado artista indiano, Sr Naresh  Kumawat e enviada direto da Índia para cá, permitindo que possamos  homenagear o líder da paz, Mahatma Gandhi, uma pessoa que simboliza a paz, a harmonia entre os povos, o que tem tudo a ver com o objetivo do parque que é trazer a paz e a harmonia das famílias, trazidas principalmente pelo bem estar que as atividades ao ar livre proporcionam a mente e ao corpo”, destacou Alex.

A iniciativa partiu do prefeito Emanuel Pinheiro que também homenageia todos os advogados, uma vez que Mahatma Gandhi foi um grande advogado. Além disso, Cuiabá tem muito em comum com a Índia, como o  clima quente, já que lá é muito calor como o vivenciado pelos cuiabanos, a manga que é tida como característica cuiabana e é indiana. “Se a gente parar para pensar, temos muito mais coisas em comum com a Índia do que se imagina. E o parque vai trazer uma movimentação econômica na região e uma influência para a economia do turismo em toda a cidade, no Estado e contribuindo com o turismo no país”, acredita o gestor Alex de Deus.

As mobilizações para o projeto tiveram início em setembro de 2021, quando o prefeito Emanuel Pinheiro visitou o representante do país, Suresh Reddy. Em janeiro deste ano o ministro conselheiro da Embaixada da Índia, Baisnab Pradhan, também esteve em Cuiabá para conhecer o Parque da Família que abrigará a estátua de Mahatma Gandhi.

“A estátua de Mahatma Gandhi, ícone mundial da paz e harmonia entre os povos, simboliza o compromisso de Cuiabá com esses valores universais. Sua construção não apenas enriquece nossa paisagem urbana, mas também destaca que nossa cidade é um lugar dedicado à promoção da paz e da cooperação”, diz o prefeito de Cuiabá.

O secretário Municipal de Turismo elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. “Receber uma homenagem como esta que tem tanto significado pra Índia é uma grande honra pra nós. Estamos mobilizando muitos esforços para fomentar os polos turísticos de Cuiabá. E sem nenhuma dúvida esse nobre presente, vem para coroar Cuiabá com mais uma ação que sem dúvida atraíra turistas de todo país”, disse Lincoln Tadeu Sardinha Costa.

O projeto está sendo finalizado com os devidos ajustes em comum acordo com a embaixada indiana para ser entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro. Está sendo construído com apoio dos secretários para somar mais ideias visando o projeto final e agilizar a inauguração que deve acontecer em breve. Todas as fases do projeto são dialogadas com a embaixada e concluídos em comum acordo. As professoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Mariele Camargo (Yoga) e  Eneldes Corrêa (de Terapia Indiana) atuam como colaboradoras. O dr. Umesh Mukhi, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e embaixador honorário cultural da Unesco Club Sorbonne também tem colaborado com o projeto.

O monumento do “Gandhi Andante” já foi instalado em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Londrina e Salvador. A estátua simula o movimento de caminhada do líder indiano e será doada para Cuiabá pelo governo da Índia, via Embaixada no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora