Para o pedido, o Conselho destacou dados relevantes como o fato de o Município ser a terceira maior economia do Estado de Mato Grosso perdendo somente para a Capital Cuiabá e Rondonópolis. “Sorriso é um Município jovem e que tem uma força de desenvolvimento gigante”, destaca o prefeito Ari Lafin.
O prefeito lembra, por exemplo, que Sorriso congrega 15 municípios em um raio de 200 quilômetros. Pelo censo de 2022, esses 15 municípios apresentam uma estimativa populacional de um milhão de habitantes, com uma das maiores rendas per capita do país. “Há uma grande expansão demográfica, chegando a 18,41% ao ano”, destaca o gestor que completa “são mais de 1,3 mil escritórios de negócios instalados somente no nosso Município, o que acaba acarretando na necessidade de deslocamento para negociações, por exemplo, dessa forma, há um mercado em expansão aéreo também”, pontua Ari.
O prefeito lembra que além das viagens de negócios, há um crescimento também do mercado de turismo. “Em parceria com o Condess, elaboramos um panorama de Sorriso com esses e vários outros dados e vamos encaminhar às empresas”, reforça.
O gestor da Semdec, Cláudio Oliveira, lembra ainda que o Município tem uma grande preocupação com o Aeroporto Regional Adolino Bedin e tem investido no espaço. Recentemente, a pista de pouso e decolagem foi totalmente ampliada.
“Pretendemos ampliar e alargar a pista para recebimento de aeronaves de maior porte, também estamos trabalhando na ampliação do embarque e desembarque, com o olhar para um novo prédio com melhores adequações, ampliação do pátio das aeronaves, hoje já possuímos dois PAPI -sistema de ajudas visuais à navegação aérea-, enfim, trabalhamos para ter um aeroporto moderno aos usuários e empresas interessadas em operar linhas aéreas nele”, defende Cláudio.
Somente nos cinco primeiros meses de 2023 – 1.º de janeiro a 31 de maio, o Município registrou 21,7 mil embarques e desembarques. Um percentual 14,98% mais alto em relação ao mesmo período de 2022.
Hoje, Sorriso tem um voo diário para Cuiabá. Além disso, desde fevereiro o Município busca a implantação de mais um voo diário para outro destino, em especial para São Paulo, pelo alto fluxo de negócios com saída da ponte aérea paulista como ponto de partida à Capital Nacional do Agro.