Connect with us

Cuiabá

Prefeitura dialoga com Governo do Estado para atender comunidade Rio dos Couros

Publicado

em

O prefeito Abilio Brunini compareceu na tarde desta quarta-feira (15) na comunidade Rio dos Couros, região rural que liga o bairro Pedra 90 a BR-163/164, para informar aos moradores que não há necessidade de manter as vias públicas bloqueadas como protesto para reivindicar obras de asfalto.

Isso porque sua gestão está comprometida em levar melhorias de infraestrutura no local. Aos moradores, oo prefeito expliou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo estadualizou a rodovia, cabendo ao Governo de Mato Grosso a responsabilidade pelas obras.

“Enquanto agente político, posso abrir diálogo com as autoridades estaduais e solicitar providências. A Prefeitura de Cuiabá também vai contribuir com ações via secretária de Obras para manter condições de tráfego de veículos e pedestres”, disse.

O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, pediu compreensão dos moradores da comunidade, lembrando que o bloqueio de vias públicas atrapalha o trajeto de caminhões de lixo, que percorrem a região. Com uma área de 100 hectares, o aterro sanitário localizado na Pedra 90 atende o município desde 2023.

“A comunidade compreendeu nosso pedido e vamos abrir diálogo com o Governo do Estado para atender os moradores”, destacou.

O líder comunitário Osvaldo de Souza Brito alega que a quantidade de fluxo de veículos prejudicou a comunidade que existe há 100 anos. Segundo ele, sua esperança é que a gestão do prefeito Abilio Brunini traga também o desenvolvimento a partir da pavimentação asfáltica.

“Estou com fé nesta administração. Não temos estrada, não temos nada. A vinda do lixão acabou com nossa estrada. São 24 horas de caminhão de lixo e de entulho. Queremos pavimentação asfáltica”, questionou.

A professora Inez Soares de Melo teme prejudicar o início das aulas. Segundo ela, o ônibus escolar precisa passar em frente às chácaras para pegar as crianças. “A preocupação como professora, como moradora, é a criança perder aulas e desanimar. O que adianta nós sermos rurais e não conseguirmos formar nossos filhos? A escola Renascer fica a quase 23 km e a estrada não tem condições”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeitura atende caso de cadeirante barrado em estabelecimento

Publicado

em

Por

A gestão do prefeito Abilio Brunini reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, destacando ações que ampliam a acessibilidade em Cuiabá. Um exemplo recente é o caso de Winder Garcia, venezuelano cadeirante que reside na capital desde 2021 e teve seu direito ao Passe Livre Cultural negado em um evento.

Garcia, que se dedica à venda de panos de prato e cortes de cabelo, foi barrado em um estabelecimento comercial, ao solicitar o cumprimento da Lei Municipal 6.605/2020, que assegura gratuidade em eventos socioculturais para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Após o episódio, ele procurou a Prefeitura de Cuiabá em busca de esclarecimentos e foi recebido pelo representante da gestão, Andrico Xavier.

Durante o encontro, Xavier detalhou que a gestão municipal, atenta às demandas de pessoas com deficiência – sejam elas físicas, visuais, auditivas, mentais ou neurodivergentes – implementará novos projetos de inclusão. Ele também garantiu que serão tomadas as medidas cabíveis para notificar o estabelecimento infrator e orientar outros empresários sobre o cumprimento da lei.

A Lei 6.605/2020 determina que locais públicos e privados mantenham informações visíveis sobre os direitos de pessoas com deficiência e que aceitem carteiras de identificação emitidas por entidades ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). Em caso de descumprimento, as penalidades vão desde multas de até 100 vezes o valor do ingresso até a perda do alvará em casos de reincidência.

Winder agradeceu a atenção recebida e destacou que, apesar dos desafios, sente esperança com a gestão do prefeito Abilio, que tem dado protagonismo às pautas de acessibilidade. “São muitos obstáculos, mas ver pessoas comprometidas com quem enfrenta limitações é inspirador”, afirmou.

Xavier orientou Garcia a procurar o CMDPD e a Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, que está provisoriamente no 6º andar da prefeitura. A ação reforça o compromisso da gestão em garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados em toda a cidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora