A retomada das obras do Residencial Nico Baracat; implementação da Lei de Assistência Técnica, que rendeu premiação destaque a nível nacional, no 4º Congresso Brasileiro de Habitação Social; a entrega de mais de 500 títulos de residências para famílias do Daury Riva, que aguardavam a mais de 10 anos pelo documento e a atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS, são algumas das ações da Prefeitura de Sinop que demonstram o avanço contínuo do município em relação à Habitação.
Nesta segunda-feira (21), em comemoração ao Dia Nacional da Habitação, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, lembra a importância do setor. “Nosso trabalho tem um objetivo principal, fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a moradias dignas. Já somos um município conhecido por carregar uma economia forte, ter um comércio aquecido, que se destaca pelas diversas oportunidades de empregos e negócios, é gratificante acompanhar o progresso de Sinop em relação a Habitação e constatar que estamos avançando neste setor também”, considerou.
Já a coordenadora do setor, Cristiane Resplandes, faz uma avaliação do trabalho realizado na Habitação desde 2021. “Nos últimos dois anos Sinop demonstrou um avanço significativo na política de Habitação, o prefeito buscou recursos e retomamos as obras do Nico Baracat, já fizemos duas etapas de reuniões de adaptação com as famílias que vão morar no residencial. Também progredimos muito com a Lei de Assistência Técnica, houve mais atendimentos a partir de 2021, firmamos convênios com as universidades e, neste ano, com a Associação de Arquitetos da Região Norte”, detalhou.
Cristiane ainda menciona outras ações que estão em andamento. “Este ano isentamos o ITBI e entregamos 516 títulos das casas para famílias do Daury Riva e mais de mil escrituras ainda serão entregues nos próximos meses para moradores da região dos Vilas. Ainda foi realizado o convênio com o Governo do Estado para construção de 992 apartamentos em áreas dentro do município. Estamos buscando agora, com as remodelagens do Minha Casa Minha Vida, as novas alterações, implementar mais unidades habitacionais para faixa 1”, completou a coordenadora.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT