A Prefeitura Municipal de Salto do Céu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, promoveu importantes ações no mês de agosto.
O primeiro evento foi sobre o Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher e divulgar os mecanismos de denúncia existentes.
O evento, encabeçado pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) contou com a participação da Promotora de Justiça, Tessaline Luciana Higuchi Viegas dos Santos, que fez uma explanação sobre a lei Maria da Penha.
A secretária municipal de Assistência Social, Elci Espíndola disse que, devido a pandemia, a Secretaria estive trabalhando junto aos usuários de forma remota.
“No entanto, com a redução dos casos positivos de Covid-19 e com a vacinação, já estamos voltando com as ações presenciais, como foi o caso desses eventos, porém tomando todos os cuidados de biossegurança”, explicou a secretária.
O segundo evento foi sobre o Agosto Dourado, dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e foi
desenvolvido pela equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que tratou o tema desde a gestação até o nascimento e os cuidados com o bebê, ressaltando a importância do aleitamento materno pelo menos até os seis primeiros meses de vida do bebê e destacando os benefícios para a criança, em vários aspectos.
Dra. Tessaline, promotora de Justiça, também esteve presente abordando os direitos da gestante.
“Foi muito gratificante ver o resultado dessa ação porque, para cumprir os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19, não pudemos fazer um evento totalmente aberto, para participação de todas as gestantes do município, mas ficamos com a certeza de que, todas que puderam participar, serão dissiminadoras do que aprenderam aqui e, com certeza, levarão adiante as informações obtidas, principalmente o conhecimento de que o aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido”, disse Elci.
Ela agradecemos as Agentes de Saúde que, segundo ela, não mediram esforços para ir até essas gestantes, convidando-as para o evento, conscientizando-as da importância de participar do evento.
Voltando a mencionar a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, à secretária de Assistência Social, informou que as ações têm gerado resultados positivos porque, à partir dessa conscientização de seus direitos, as mulheres vêm se empoderando cada vez mais, criando coragem de nos procurar para falar conosco sobre vários aspectos e denunciar as agressões sofridas, sejam elas físicas, psicológicas, morais, sexuais ou patrimoniais”, concluiu a secretária.