Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia transformação digital para gerar economia

Publicado

em

A transformação digital já é uma realidade na Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A iniciativa da Secretaria de Governo e Administração resultou na economia de papel, de impressões e agilizou processos burocráticos dentro das secretarias, que têm aderido ao uso de novas tecnologias da internet, como aplicativo de mensagem.

Para conscientizar e capacitar os servidores, aconteceu um treinamento para assinatura digital, além de campanhas internas de incentivo à redução do uso de papel.

Simonia Mello, coordenadora do Espaço Vidas, explica que na unidade os protocolos de entrega de atestados dos servidores já têm sido via WhatsApp e diminuiu o uso de papel logo no primeiro mês.

“Antes, o servidor chegava com atestado, que era protocolado, feita uma cópia e escaneado. Depois era entregue uma via com atestado para ele levar como protocolo. Agora, iniciado o projeto, o servidor entrega o atestado e recebe a sua via pelo WhatsApp. Para facilitar, nós criamos um QR Code que fica na recepção da unidade, o servidor envia a mensagem para o número do Vidas e nós enviamos o protocolo prontamente”, acrescenta Simonia.

Segundo a coordenadora, do dia 02 até o dia 21 de junho, foram feitos e enviados 729 protocolos aos servidores, significando uma economia de uma resma e meia de papel. “Acredito que vai gerar redução, tanto no consumo de papel, como vai ser bom para o servidor que não vai precisar esperar para pegar a sua cópia”, comemora.

A transformação digital já ocorreu quase por completo no setor de Compras da Prefeitura e está em andamento em diversos setores, como Gestão de Pessoas, Licitação e Contratos, Procuradoria, entre outras. Uma das etapas que já está avançando é a assinatura de portarias, que deve ser 100% digital em breve. Vale destacar que a mudança permitirá a redução de custos administrativos e vai agilizar serviços públicos para a população.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Copyright © 2022 Oeste News