A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta manhã de sábado (24), a formatura da 6ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. As médicas Cristiane de Lima Amâncio e Gabriela Massafra Porazzi colaram grau e receberam a certificação de especialista.
O programa tem o objetivo de oportunizar especialização aos profissionais e também ofertar serviços de qualidade à toda população.
O auditório do Espaço Saúde, local escolhido para a cerimônia, foi tomado de homenagens, apresentação musical do quarteto que faz parte da Orquestra Jovem do Município, presença de amigos e familiares dos formandos, servidores municipais, e autoridades.
O prefeito Miguel Vaz parabenizou as médicas e avaliou a evolução do programa. “O sentimento de ver o Programa da Saúde da Família tendo tanto sucesso, aqui no nosso município de Lucas Rio Verde, é motivo de orgulho! Parabenizo as médicas por esse conquista, que entregará bons frutos”, disse.
Prefeito Miguel Vaz parabenizando as formandas (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
A secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura enfatizou a valorização do Município com a formação de médico de família e comunidade. “Os profissionais que vêm para Lucas do Rio Verde com a intenção de atuar na atenção primária, estão percebendo que o Município, a cada ano que passa, está melhorando e possibilitando esse processo de formação cada vez mais qualificado. Essa já é a nossa sexta turma, já estamos com a sétima turma em andamento e agora iniciaremos a oitava turma do nosso programa, que é sólido e só nos dá alegria”, afirmou.
Para a A Coordenadora da Comissão de Residência Médica, Dra. Maria Rozilene Mendes Cardoso, a 6ª formatura é motivo de agradecimento. “É muito gratificante. Estamos formando mais uma turma de médicos residentes em medicina de família e comunidade com a sensação de mais um dever cumprido”, reforçou.
A formanda Cristiane de Lima Amâncio disse que a residência oferecida em Lucas do Rio Verde a chamou atenção e se orgulha em formar na especialização na cidade. “Valeu muito a pena. A residência me ensinou a ser uma médica mais humana, prestar mais atenção em todas as queixas do paciente, não só naquele período que ele está ali falando da dor ou de outras coisas. Lucas do Rio Verde é uma cidade de oportunidades e a Saúde é maravilhosa”, elogiou.
Cristiane de Lima Amâncio e Gabriela Massafra Porazzi, as médicas residentes formadas (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Gabriela Massafra Porazzi disse que sente a evolução do seu lado profissão após esta etapa. “O programa de residência, a Medicina de Família e Comunidade, me tornou mais médica porque às vezes a gente sai da faculdade sem aquele feeling tanto do contato com o paciente. A Medicina de Família te entrega isso! Ela te coloca em contato com o paciente todos os dias. Então eu tenho que lidar com situações sociais, financeiras, pessoais do paciente e tentar casar tudo isso com o tratamento que eu proponho para ele seguir. E a Medicina de Família me ensinou isso, a ver o paciente como um todo”, concluiu.