Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza 1º Encontro de Inspeção Sanitária em Produtos de Origem Animal

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria Municipal de Agricultura, realizou o 1º Encontro de Inspeção Sanitária em Produtos de Origem Animal em Diamantino. O evento aconteceu nesta segunda-feira (07.08) no centro de eventos Juarez de Abreu.

O encontro teve como objetivo mostrar aos comerciantes e produtores que estão em processo de adesão ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM) a importância do selo de inspeção nos alimentos de origem animal, assim como sanar as dúvidas.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela certificação e inspeção da produção dos produtos de origem animal. O SIM atua no monitoramento de abatedouros, fábrica de produtos cárneos e derivados, pescado e ovos, laticínios, queijarias e casa do mel.

Ao longo do encontro foram trabalhadas palestras como: Serviço de Inspeção Sanitária: Uma oportunidade de desenvolvimento, licenciamento ambiental de agroindústrias, serviços de inspeção e boas práticas de fabricação, entre outros assuntos.

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, destacou a relevância que o selo tem para toda a população e lembrou que se trata de uma questão de saúde também.

“Esse é um selo importante para todos, inclusive contempla o nosso plano de governo. O selo representa saúde também porque estamos zelando pela qualidade e segurança dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. É uma segurança ainda maior, um amadurecimento e qualidade para todos. Podem contar com o meu apoio para que o selo seja uma realidade no nosso município.”

A médica veterinária da Inspeção Sanitária de Diamantino, Thássia Godoes, comentou sobre os benefícios que a certificação proporciona aos produtores e comerciantes.

“Com esse encontro queremos ajudar os comerciantes e produtores na parte de orientação e todo o suporte que for necessário. Com a certificação, o comerciante vai aumentar a renda da sua produção, uma vez que poderá comercializar para todos mercados dentro do município e ainda poderá participar dos programas que existem dentro das instituições públicas.”

O secretário Municipal de Agricultura, Edson da Silva (Giripoca), agradeceu aos produtores e comerciantes presentes no encontro e falou da importância da aquisição do certificado de inspeção.

“Agradeço aos produtores que estiveram presentes neste primeiro encontro, é um evento realizado para poder tirar dúvida daqueles que querem certificar o seu produto e poder comercializar com mais qualidade. Nosso objetivo é ajudar e estar cada vez mais perto dos nossos comerciantes e produtores.”

Um dos empresários e dono de uma indústria de linguiça em Diamantino há oito anos, Ernane Aparecido, comemorou este momento e contou com alegria sobre a aquisição do selo para seus produtos.

“Esse é um selo muito importante para nós que estamos produzindo. É uma conquista que todos serão beneficiados, o município, nós produtores e os nossos clientes terão uma garantia de saber o que estão consumindo. Eu estou muito feliz com isso e já estou conversando com a secretaria de Agricultura para aderir esse selo e hoje no encontro eu vim aprender um pouco mais sobre o SIM.”

Caso o produtor ou comerciante queira aderir ao selo de inspeção pode procurar a secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Est. Mun. – nº 1823 – Novo Diamantino (anexo ao aeroporto municipal).

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora