Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino lança projeto para proteger a infância e adolescência

Publicado

em

Torcida Premiada em Diamantino: Protegendo a Infância e Combatendo o Abuso e à Exploração Sexual

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, lançou o projeto “Torcida Premiada” visando combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de promover o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Em maio, diversos órgãos municipais se uniram para conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente. Palestras foram realizadas nas escolas e atividades do projeto foram aplicadas para consciencializar a comunidade que aderiu à causa e, posteriormente, aplicou as atividades propostas no regulamento do projeto “Torcida Premiada”

Durante uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o PETI foi destacado como uma ferramenta essencial para eliminar o trabalho precoce de menores de 16 anos.

O município tem se esforçado para proteger a infância por meio de políticas públicas e iniciativas sociais. A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos nós.

“Este projeto foi implementado de maneira eficaz nas escolas para promover o engajamento no combate ao abuso e exploração sexual. Nosso objetivo era despertar a curiosidade nas crianças e incentivá-las a pesquisar e ficar atentas a esse tema tão importante. Além disso, enfatizamos a importância dos meios (contatos) de denúncia e como elas podem fazer essas denúncias. O projeto foi cuidadosamente planejado para abranger crianças e adolescentes, deixando uma marca duradoura em suas memórias. Também garantimos que os professores e coordenadores envolvidos estejam preparados para lidar com qualquer situação que possa surgir.” (Lucas Gabriel coordenador na assistência social) na escola estadual Castro Alves, os alunos Ana Clara Oliveira Bezerra, Giovanna Vitória Souza Bueno e João Pedro Camilo dos Santos foram reconhecidos, sob a orientação da professora Áurea Almeida.

Além disso, homenageamos as seguintes escolas e profissionais:

Educação Infantil:

  • Premiação única.

  • Professora: Fernanda Taques.

  • Turma: Pré II.

  • Aluna premiada: Any Cristiny dos Santos Mendes.

Ensino Fundamental I:

  1. Primeiro lugar:

    • Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.

    • Professora: Augusta Santana de Lara Ayres.

    • Turma: 5º Ano.

    • Aluno premiado: Luis Felipe Costa Feitosa.

  2. Segundo lugar:

    • Escola Municipal Castro Alves.

    • Professora: Kellen Simonini Molina.

    • Turma: 3° Ano.

    • Aluna premiada: Allana de Souza Lamaison.

  3. Terceiro lugar:

    • Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida.

    • Professora: Cristiana Coimbra.

    • Turma: 2° Ano.

    • Aluna premiada: Ana Julia Moreira Busanello.

Ensino Fundamental II:

  1. Primeiro lugar:

Escola Municipal Castro Alves.

Professora: Vandete Corrêa.

Turma: 7º Ano.

Aluna premiada: Giovana Rodrigues Araújo.

  1. Segundo lugar:

Escola Municipal Castro Alves.

Professora: Vandete Corrêa.

Turma: 7º Ano.

Aluna premiada: Ana Júlia Ferreira Ramos.

  1. Terceiro lugar:

Escola Municipal Castro Alves.

Professora: Vandete Corrêa.

Turma: 7º Ano. Aluna premiada: Aline Elynes Hadassa Dutra da Silva.

Além disso, há uma premiação no Ensino Médio:

  • Escola Estadual Castro Alves.

  • Professora: Áurea Almeida.

  • Turma: 3º Ano.

  • Alunos premiados: Ana Clara Oliveira Bezerra e Giovanna Vitória Souza Bueno.

Também temos os titulares para a Moção de Aplausos:

  1. Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida:

Diretora: Janete Terezinha Zancanaro Visolli.

Coordenadora: Elizangela Gonzaga Nascimento Barbosa De Almeida.

Professora: Cristiana Coimbra.

Vereador: (não especificado).

  1. Escola Estadual Castro Alves:

Diretora: Adriani Fatima Both dos Santos.

Coordenadora: Maria Auxiliadora da Silva.

Professoras: Vandete Corrêa e Áurea Almeida.

  1. Escola Municipal Castro Alves:

Diretora: Marinalva de Arruda Lino.

Coordenadora: Alice Maria de Almeida.

Professoras: Fernanda Taques.

  1. Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira:

Diretora: Maria do Carmo Queiroz Wirgues.

Coordenadora: Jeniffer Aparecida Barros da Silva.

Professora: Augusta Santana de Lara Ayres.

O projeto deste ano envolveu 1.292 alunos de 14 instituições de ensino, alcançando indiretamente 4.522 famílias na zona urbana e rural do município.

Agradecemos a todos pelo apoio a esta causa tão importante.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora