Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino lança campanha “Fogo Zero: Contra as queimadas, a favor da vida”

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cidade, iniciou a campanha “Fogo Zero: Contra as queimadas, a favor da vida”. A iniciativa tem objetivo de conscientizar a população, orientando sobre o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais e urbanas. A ação é realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

A campanha visa ainda alertar os munícipes que a queimada ilegal é crime e gera multa. Em Mato Grosso, está determinado que o período proibitivo de queimadas nas áreas rurais vai de 1º de julho a 31 de outubro. Na área urbana é proibido colocar fogo o ano todo.

Com intuito de educar os jovens acerca das perdas e danos que o fogo pode ocasionar, assim como criar uma cultura de prevenção, a equipe da secretaria de Meio Ambiente e Cidade, juntamente com bombeiros, Defesa Civil Municipal e demais autoridades, visitarão escolas, levando palestra aos estudantes sobre a prevenção, combate e denúncia de queimadas.

Para além disso, outra ação realizada pela campanha é com um carro de som que leva uma mensagem rápida e direta de conscientização e alerta contra as queimadas no município.

A ação de conscientização também é realizada por meio das rádios do município, assim como a campanha que vem sendo promovida online.

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Cidade, Ricardo Batista, a campanha vai além da questão ambiental e tem objetivo de preservar a vida.

“A campanha busca levar a ciência a população que queimada ilegal é um crime ambiental e quem for pego ateando fogo está passível de punição. Muitas pessoas queimam o lixo ou restos de vegetação e pensam que pode ser algo pequeno, mas esse fogo pode fugir do controle, se transformando em um grande problema ambiental e isso prejudica o vizinho e a todos que estão ao redor”.

Diamantino conta com uma equipe do Corpo de Bombeiros, além de brigada mista municipal, com veículo, um kit combate de incêndio, sopradores e todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários. O município ainda dispõe do caminhão pipa que dá o apoio em caso de incêndio de maior proporção.

O sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Rodrigo Zinezi, comentou sobre a ação feita pela corporação no município.

“Nos preocupamos primeiro em alertar e orientar o cidadão sobre a queimada e o período proibitivo. Em Diamantino trabalhamos em sistema de ronda visualizando fumaça, caso nos deparamos, nossa equipe se desloca até o local para verificar, além de agirmos também por meio de denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pelo município e estado.”

Canais para denúncia
O cidadão diamantinense caso presencie queimada ou algum princípio de incêndio pode entrar em contato com o número que também é WhatsApp (65) 99279-9883. Além dos números do Corpo de Bombeiros 193 e Polícia Militar 190.

Ou ainda pelo número da ouvidoria municipal 0800 643 0066

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora