Para reforçar e conscientizar a sociedade sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania está realizando neste mês de maio ações voltadas a comunidade e a mobilização social sobre o tema em adesão à campanha nacional Maio Laranja.
O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Desse modo, a campanha do “maio laranja”, em Diamantino, contará com palestras, entrega de material informativo, cinema social, distribuição de folhetos informativos, entre outras ações com o intuito de conscientizar sobre a importância de denunciar qualquer tipo de abuso ou violência.
O coordenador da Assistência Social, Lucas Gabriel, destacou a importância da divulgação da informação sobre o maio laranja entre a população.
“Para enfrentar e combater o abuso e à exploração sexual infantil, precisamos informar a população sobre o assunto, pois possuindo a informação ela vai saber que caminho deve percorrer para denunciar. É sempre importante falar sobre o assunto, não apenas em maio, mas o ano todo, e cuidar das nossas crianças que são o futuro”, frisou Lucas.
A psicóloga do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) de Diamantino, Nayara Rodrigues, falou sobre o alerta que quem está próximo a vítima deve notar e denunciar.
“É preciso ficar atento aos sinais, a criança ou adolescente que está sofrendo abuso ou exploração sexual demonstra de alguma forma que não está bem, é importante observar e em caso de suspeita denunciar.
Em muitos casos, a vítima confia no professor que está diariamente convivendo com ela, por isso a importância falar sobre o assunto e conscientizar todos”, enfatizou a psicóloga.
Tipos de Violência Sexual
Entre as violências sexuais, dois modos são o foco da campanha “Maio Laranja”, que é o Abuso e à Exploração Sexual. Mas todos os tipos de violência sexual devem ser denunciados para que medidas possam ser tomadas tanto de acolher a vítima, quanto para que providências sejam tomadas em relação ao agressor.
O que difere os dois, é a forma como são realizados. A Exploração Sexual é caracterizada quando uma criança é induzida a manter relações sexuais com adultos ou adolescentes mais velhos para fins lucrativos.
Já o Abuso Sexual é o ato praticado do adulto para satisfazer seu desejo sexual.
Meios para denunciar
Qualquer pessoa que suspeitar que uma criança ou adolescente esteja sofrendo abuso ou exploração sexual, podem denunciar, de forma anônima, pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Ou ainda pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.
Além disso, outros canais podem ser acionados em Diamantino para realizar a denúncia: Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), por meio do número (65) 99279-0484 ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), telefone (65) 3337-1823.
Outra opção de denúncia é o Conselho Tutelar, pelo telefone (65) 3336-2867 ou (65) 99277-8639.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT