Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino inicia entrega de telhas para famílias prejudicadas pelas fortes chuvas

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil iniciou, nesta sexta-feira (29.09), a entrega de telhas Eternit para os moradores que tiveram suas casas destelhadas pela forte chuva. O temporal ocorreu no dia 27 de setembro e provocou prejuízos e estragos na cidade. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.

Ao todo, serão entregues mais de 300 telhas para 35 famílias que foram atingidas pelo forte vendaval com chuva em Diamantino.

Após a forte chuva, equipes da secretaria de Assistência Social realizaram um levantamento dos danos nos bairros do município. Também foi disponibilizado um contato para que a população atingida pela chuva e em situação de vulnerabilidade pudesse entrar em contato, pelos números (65) 9.9270-2141 ou (65) 9.9290-4350.

A coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Jéssica Szimanski, reforça que além do trabalho de levantamento dos danos, a assistência atuou de forma célere para que as famílias pudessem ser atendidas o mais rápido possível.

“Hoje começamos a entrega das telhas para as famílias afetadas pelas chuvas. Salientamos que em momentos como esse precisamos unir forças para atender as pessoas mais vulneráveis. Reforço ainda que além das equipes ir em cada bairro, nós disponibilizamos também um número para que a população pudesse entrar em contato”

A moradora do bairro Buriti, José Camilo, de 21 anos, contou como foi esse momento de pânico e agradeceu a entrega de telhas. Ele mora com cinco pessoas na casa.

“Minha esposa estava dormindo com nossa filha e começou a ventania com a forte chuva, ela ouviu um barulho e quando olhou para cima viu as telhas voando. Quando eu cheguei do serviço o pessoal da Assistência Social estava aqui para dar assistência e hoje eles voltaram com as telhas que vão nos ajudar muito”.

Estão sendo entregues as telhas a todos que necessitarem e que se enquadrem para receber. O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Diamantino também auxilia na ação com doação de caibros de madeiras e vigas.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora