Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino inicia campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023

Publicado

em

A campanha acontecerá nos dias 19 e 26 de agosto em Diamantino. Já nas comunidades rurais a ação acontece desde o mês de julho e segue até setembro, no qual os agentes de saúde e vigilância sanitária se deslocam de forma efetiva em sítios, chácaras, fazendas, agrovilas e assentamentos. Segundo a Secretaria de Saúde, a ação tem por objetivo prevenir a ocorrência de casos de raiva canina e felina. A meta é que sejam vacinados mais de 8 mil cães e gatos no ano de 2023.

No dia 19, sábado, a vacinação será no Diamantino Histórico, das 8h às 16h, e os pontos de vacinação serão: ESF Bairro da Ponte, ESF Buriti, ESF Pedregal, ESF Central e a Escola Municipal Castorina Sabo Mendes.

Já no dia 26, permanecendo o mesmo horário, a vacinação acontecerá no bairro Novo Diamantino, sendo os locais: ESF Pé Branco, ESF Jardim Alvorada, ESF Altos da Serra, ESF Bom Jesus e na Igreja São Cristóvão.

A vacinação é indicada para animais a partir de 3 meses de idade e proibida para fêmeas que estejam prenhas. No dia é indicado levar a carteirinha de vacinação.

Esperamos vocês no dia D!

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora