Com o objetivo de manter os serviços ofertados a população diamantinense e região, a Prefeitura de Diamantino, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nesta quarta-feira (26.04), uma reunião para assegurar a continuidade do atendimento do Hospital São João Batista que será administrado pelo poder público municipal a partir do dia 1º de junho.
Com a municipalização do hospital, a unidade poderá contar com mais especialidades, novos equipamentos, ampliação, qualificação dos servidores, e muitas outras melhorias. Além da previsão do aumento da oferta de vagas de internação passando de 126 para 179 ao mês.
O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, que já atuou como médico na referida unidade de saúde, certifica que a municipalização do Hospital São João Batista, seguirá com os serviços normalmente sendo prestados à população.
“Não haverá interrupção de atendimento no hospital, o trabalho que iremos fazer chama-se continuidade dos serviços hospitalares a toda população. Esse é um bem público, é do povo, por isso, buscaremos o melhor atendimento a todos que necessitarem”, pontuou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, reafirmou o compromisso da gestão municipal com todos os munícipes que precisarem utilizar os serviços.
“Esse processo de municipalização é uma realização aguardada pela população. Nós estamos trabalhando para proporcionar o melhor para as pessoas. Nós temos uma equipe de transição e essa equipe está trabalhando, respeitando todos os processos legais para que consigamos fazer a transição bem respeitosa e responsável, sem prejuízos a população”, pontuou a secretária de Saúde.
Em relação aos profissionais que já atuam no hospital, o prefeito assegurou que a oportunidade será ofertada a esses servidores de continuar atuando na unidade, acontecerá um processo seletivo simplificado de análise curricular sem custo nenhum aos profissionais.
“Será realizada uma análise curricular de cada profissional que já atua no hospital, a oportunidade de permanecer será ofertada. Ressalto que a tendência da nossa gestão é poder manter a maioria possível de profissionais que já estão trabalhando, pois já conhecem a estrutura, atuam no centro cirúrgico e enfermaria. Nós não temos nenhuma objeção em manter esses profissionais no quadro de servidores da unidade”, explicou o chefe do executivo municipal.
O prefeito ainda contou quais os futuros planos depois da municipalização. “O hospital agora será municipal, mas queremos que ele seja uma referência e torne regional, ampliando para as cidades vizinhas o atendimento com qualidade e eficácia”. Ele enfatizou que sempre foi um compromisso da gestão municipal ouvir e conversar com a população, entendendo dessa forma as verdadeiras necessidades, nesse sentido, mais uma das ações futuras de curto prazo, será a instalação de caixas de sugestões no hospital e demais unidades de saúde. “Iremos colocar caixas de sugestões em cada unidade de saúde, questionário para a população dizer o que está achando do atendimento”,
Municipalização
Com a municipalização, o hospital vai passar a poder receber investimento do Governo Federal e Governo do Estado. Com a iniciativa privada, o hospital recebia apenas um determinado percentual previsto em lei.
Prorrogação
O prazo inicial da gestão municipal do hospital havia ficado para o dia 1º de maio, no entanto, a prefeitura pensando nos direitos trabalhistas dos funcionários que estão atuando na unidade, prorrogou o prazo, firmando assim, o início da administração municipal para o dia 1º de junho.
“Prorrogamos até o final de maio o contrato para evitar qualquer desgaste ou prejuízo à população, bem como buscar evitar maiores embates, possibilitando que a atual administração tenha um tempo maior e recursos para fazer o acerto dos funcionários deles e dar baixa na carteira”, destacou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT