Connect with us

Diamantino

Prefeitura de Diamantino anuncia força-tarefa de combate à dengue

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino dará início, na próxima sexta-feira (03.03) a uma força-tarefa para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Equipes de todas as secretarias que compõem a administração municipal intensificarão as ações para retirar lixo e entulhos onde podem conter possíveis criadouros de larvas e mosquitos, além de fiscalizar e orientar os moradores sobre prevenção, cuidados e como buscar atendimento em caso de suspeita da doença. 

A campanha foi definida durante reunião conduzida pelo prefeito Dr. Manoel Loureiro e a Secretária Municipal de Saúde Marineze Meira, na manhã desta sexta-feira (24.02), no gabinete e contou com a presença dos secretários municipais que comandam as demais pastas da gestão. 

O prefeito Dr. Manoel ressaltou que a manutenção da limpeza urbana e das propriedades particulares é uma questão de saúde pública e que merece ser tratada com prioridade. Determinou que seja disponibilizado todo aparato necessário para uma ação rápida e eficiente que diminua a incidência de casos da doença na cidade, mantendo as pessoas protegidas. 

“Para que o trabalho tenha resultado é muito importante que todos compreendam a importância de manter seus terrenos e quintais limpos, seguir as recomendações sobre os cuidados necessários. Vamos ajudar nessa missão a fim de frear o avanço da doença na nossa cidade”, frisou o gestor. 

De acordo com a secretária Marineze, as ações  serão executadas inclusive nos finais de semana nos bairros da cidade, começando pelo Bairro da Ponte e, em seguida, seguem para as demais localidades. Para a eficiência dos serviços é imprescindível a colaboração dos moradores que deverão realizar a limpeza de seus lotes com o objetivo de dar a destinação correta do lixo. 

“Esta é a medida mais eficaz para eliminar os focos de mosquito da dengue e com isso evitar a proliferação da doença. Tivemos aumento considerável nos casos e vamos agir para resolver o problema. O esforço conjunto dos servidores municipais com a ajuda da população vai, com certeza, oportunizar o sucesso desse enfrentamento”, declarou a titular da saúde. 

Participaram da reunião os secretários Gilson da Silva (Assistência Social), Edinho Beia (Infraestrutura), Rose Carris (Educação), Nilda Martins (Administração), Marineides Nogueira (Fazenda), Ricardo Batista (Cidades e Meio Ambiente), Edson da Silva (Agricultura), o superintendente de gestão minicipal Edvaldo Carnaúba, a coordenadora de Cultura e Turismo Raquel Pinho e o coordenador de Esporte e Lazer Avelino Bezerra e a assessora pedagógica Rosangela Ferreira. 

O Setor de Vigilância em Saúde e Combate a Endemias disponibilizará o cronograma completo, contendo os horários e locais, onde serão realizadas as ações que serão veiculados nos meios de comunicação local.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora