Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá, vai entregar por meio da Semob, mais 17 quilômetros de ciclofaixa na Avenida Contorno Leste

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), vai entregar 17 quilômetros de ciclofaixa na maior via estruturante da cidade, a Avenida Contorno Leste, que ligará a região do Distrito Industrial até a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), interligando mais de 50 bairros e conectando mais de 250 mil pessoas ao desenvolvimento urbano.  A primeira parte da via, 13 km (em dois sentidos), será entregue pela gestão Emanuel Pinheiro ainda no mês de abri e a sinalização já começou a ser realizada.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, ressalta que as ciclovias desempenham um papel fundamental na promoção de uma mobilidade urbana sustentável e segura.  “O uso da bicicleta traz melhorias para a saúde das pessoas, inclusão e, consequentemente, melhora o fluxo de tráfego, além de promover segurança no trânsito”, afirma, ao destacar que a expansão da Capital está andando de mãos dadas com o planejamento urbano. “O programa contínuo de revitalização de ciclovias e ciclofaixas é mais uma ação implementada pela Gestão Humanizada”, completa.

 A capital  possui  7 ciclovias e 7 ciclofaixas, totalizando 37,70 quilômetros e outros  22,70 quilômetros de ciclofaixas, totalizando 60,40 km destinados à circulação de ciclistas.

Uma ciclofaixa que já foi entregue este ano foi a da Avenida Dante Martins de Oliveira, conhecida como Av. dos Trabalhadores, que está proporcionando um modo de transporte alternativo para aqueles que buscam uma forma mais saudável e sustentável, principalmente para os moradores da região.

Veja as ciclofaixas e ciclovias implantadas em Cuiabá:

1-   Ciclofaixa – Av. Dr. Vicente Emilio Vuolo e Rua Um Tancredo Neves – CPAIII –  (2,10 Km)

2-   Ciclofaixa – Av. das Torres – 12,00 Km

3-   Ciclofaixa – Av. Tatsumi Koga (2,60 Km)

4-   Ciclofaixa – Rod. Emanuel Pinheiro (12,20 Km)

5-   Ciclofaixa – Rod. Palmiro Paes de Barros (2,85 Km)

6-   Ciclofaixa – Av. Érico Preza – Jardim Itália (4,60 Km)

7-   Ciclofaixa – Av. Rui Barbosa – Jardim Imperial (1,35 Km)

8-   Ciclovia    – Av. Manoel José de Arruda – Orla do Porto (0,87 Km)

9-   Ciclovia    – Av. Parque do Barbado (3,15 Km)

10-   Ciclovia    – Av. Arquimedes Pereira Lima (6,60 Km)

11- Ciclovia    – Rod. Elder Cândia – MT010 (4,30 Km)

12- Ciclovia    – Parque da Águas (2,20 Km)

13- Ciclovia    – Rod. Emanuel Pinheiro (3,50 Km)

14- Ciclovia    – Av. Dante de Oliveira (2,15 Km)

Total:  Ciclofaixas – 37,70 Km,  Ciclovias – 22,70 Km   |   Total: 60,40 km

Diferença entre Ciclovia e Ciclofaixa:

Ciclovia: pista de uso exclusivo de bicicletas e outros ciclos, com segregação física do tráfego comum. Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Secretário de Saúde anuncia chamamento público para novas empresas assumirem cirurgias eletivas no antigo PS

Publicado

em

Por

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, anunciou nesta terça-feira (29), durante sessão na Câmara Municipal, que irá abrir um chamamento público para selecionar uma nova empresa para realizar cirurgias eletivas no antigo Pronto Socorro. A medida é uma resposta aos problemas com a prestadora atual, que tem executado uma quantidade de cirurgias muito abaixo do previsto e desmarcado procedimentos agendados, citando problemas com sua equipe profissional.

As cirurgias eletivas, que deveriam estar sendo realizadas com recursos de emendas parlamentares dos vereadores da capital, têm enfrentado uma série de dificuldades operacionais, causando queixas de pacientes e autoridades. Segundo o secretário, várias notificações foram enviadas à atual prestadora de serviços médicos, que, no entanto, não apresentou as melhorias necessárias para manter o contrato.

“Sabemos que, para quem trabalha com processos de contratação pública, as coisas não acontecem de forma rápida. Gostaria de poder simplesmente dizer: ‘Você sai, você entra, você assume’. Mas não é assim que funciona. Infelizmente, há um rito processual que precisa ser seguido, e precisamos respeitar a lei. Diante da situação, tomamos providências desde o início, com notificações constantes”, disse Deiver.

O secretário revelou a empresa enfrenta dificuldades para alocar médicos para realizar as cirurgias. “Agora, o próximo passo é abrir um novo chamamento público – que não é uma licitação, mas um processo de credenciamento. As empresas interessadas poderão se credenciar para os próximos quatro anos, o que também beneficiará bastante a próxima gestão.”

Deiver disse que enquanto os trâmites do chamamento público estão em andamento, os leitos do antigo PS estão sendo utilizados para aliviar a lotação nas UPAs e melhorar o fluxo de atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora