A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Gestão, licitou a renovação do Parque Tecnológico do Palácio Alencastro com equipamentos de modelos básico, intermediário e avançado. Entre os equipamentos de tecnologia, estão novos computadores, pleito considerado antigo dos servidores e, tido como material essencial e indispensável para prestação do serviço público. Isso porque, atualmente, todos os trâmites internos ocorrem via sistema, por meio da intra ou internet.
Conforme a Secretária de Gestão, Ellaine Mendes, a renovação encontrava-se previamente prevista no orçamento municipal.
“Este é um anseio antigo dos servidores. Todos os dias alguma máquina apresenta algum tipo de defeito e é levada para o setor de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura para suporte, onde tínhamos que desmontar uma máquina para fazer outra funcionar. O pior ainda é que a nossa própria DTI, nossos analistas, também não possuem máquinas compatíveis com seu serviço, que é prestar suporte a todas as Secretarias. Essa licitação trará grande economia aos cofres públicos, e os equipamentos estarão sempre atualizados, resultando na eficiência que se espera dos servidores, quando do atendimento aos cidadãos e usuários”, disse.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura, Rodrigo Matos Medeiros, um estudo realizado pela DTI apontou que a vida útil dos computadores variam de 3 a 5 anos e Cuiabá contava com um número relativamente alto de máquinas obsoletas. Com a contratação, a empresa responsável por disponibilizar o aluguel dos equipamentos, deverá acompanhar de perto e, diante de qualquer falha apresentada, é obrigada a substituir imediatamente os maquinários em questão, assegurando assim a qualidade e eficiência na execução das atividades realizadas pelos servidores.
“A renovação tecnológica das unidades administrativas da Prefeitura de Cuiabá é um marco fundamental para garantir a continuidade e a eficiência dos serviços públicos. A substituição do parque tecnológico obsoleto por equipamentos modernos por meio de locação mensal otimiza os recursos e assegura a imediata substituição em caso de falha, promovendo maior produtividade. Este modelo atende à demanda antiga dos servidores e resulta em significativa economia e eficiência operacionais. Além disso, seguimos uma tendência aplicada em diversos órgãos públicos em optar pela locação, refletindo nosso compromisso com a modernização e a gestão eficiente”, ressaltou.
Ao falar sobre a contratação por meio de locação, o Coordenador de Infraestrutura e Suporte Técnico da Prefeitura, Jaime Arruda, esclarece que são diversas vantagens em relação à aquisição dos mesmos, especialmente no contexto da administração pública. Para ele, além da locação assegurar maior disponibilidade de tempo de uso dos equipamentos, atingindo quase 100% de disponibilidade, em caso de problemas físicos com qualquer computador, a substituição é imediata por um equipamento de reserva. Dessa forma, os servidores podem continuar suas atividades sem interrupções, garantindo a eficiência e a produtividade do serviço público.
“A locação de computadores representa uma significativa economia para o município. Os computadores atualmente em uso possuem, em média, mais de dez anos, com alguns chegando a até 18 anos de utilização. Esses equipamentos já se encontram ultrapassados, o que acarreta em elevados custos de manutenção e menor eficiência operacional. Ao optar pela locação, o município evita os altos custos associados à compra de novos computadores e à manutenção dos antigos, resultando em uma gestão financeira mais eficaz”, acrescentou.
Apesar de ser considerada uma prática ‘nova’, a de locação de computadores já é adotada em várias esferas de governo, incluindo as esferas federal, estadual e municipal, em todo o território nacional. O ato demonstra a viabilidade e os benefícios dessa modalidade de contratação, que tem se mostrado uma solução eficiente e econômica para a administração pública.
“A contratação por meio de locação de computadores não só moderniza e otimiza a infraestrutura tecnológica, mas também proporciona uma economia significativa aos cofres públicos, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e com maior continuidade das operações”, reiterou a secretária de Gestão do município.
Com vigência de um ano, a Ata de Registro de Preços assinada estará disponível para adesão de todas as secretarias, diante das devidas necessidades. Vale lembrar que, as locações ainda serão feitas conforme a disponibilidade orçamentária e financeira de cada secretaria.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT