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Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá solicita auditoria e controle de qualidade em obras da avenida Contorno Leste

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou uma vistoria técnica nas obras da avenida Contorno Leste. Após a análise, foi emitido um relatório detalhado acompanhado de uma notificação solicitando reparos à empresa responsável pela execução do projeto.

Entre os aspectos avaliados estão caixas de passagem, meios-fios, ciclovia (com verificação de acabamento e necessidade de polimento) e outros possíveis problemas, como trincas e questões relacionadas à iluminação pública. O objetivo é assegurar que todos os elementos estejam em conformidade com o projeto original.

“Esse diagnóstico técnico no Contorno Leste visa avaliar a qualidade da obra e garantir segurança tanto para os moradores quanto para quem utiliza a via. Além disso, estamos analisando rigorosamente a questão da iluminação, verificando o projeto luminotécnico e os pontos estruturais de luz”, destacou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira.

Em relação às caixas de passagem na ciclovia, a Prefeitura de Cuiabá adotou as seguintes providências: a empresa responsável pelo projeto e pelo controle de qualidade foi acionada. Em conjunto com técnicos da Secretaria de Obras, está sendo realizada uma vistoria completa para notificar a empresa executora do serviço.

Foi identificado também que alguns problemas, como buracos e danos nas caixas de passagem, têm origem no mau uso por parte de moradores locais. Em áreas invadidas próximas ao Contorno Leste, há registros de veículos trafegando irregularmente sobre calçadas e a ciclovia, causando danos às estruturas.

Outro ponto crítico está relacionado aos buracos próximos a meios-fios e calçadas, que, em grande parte, resultam de intervenções realizadas pela concessionária Águas Cuiabá. A Secretaria de Obras já está organizando uma reunião com a empresa para discutir a implementação de procedimentos administrativos que reduzam os impactos dessas intervenções.

Caso não haja consenso, será avaliada a possibilidade de revisão do contrato de concessão junto à Câmara Municipal. As alterações estão sendo estudadas para garantir que as obras realizadas pela Águas Cuiabá sigam um padrão de reparo adequado e minimizem transtornos à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeitura recolhe 12 toneladas de lixo doméstico do Distrito de Nossa Senhora da Guia

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As equipes de coleta de lixo retiraram, nesta quarta-feira (8), cerca de 12 toneladas de resíduos domésticos no Distrito de Nossa Senhora da Guia. O serviço essencial, interrompido há 30 dias, foi retomado graças à determinação do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.

A ação é resultado de uma reunião realizada na última sexta-feira (3), onde a retomada do serviço foi acordada com pleno do cronograma de coleta. Abilio também garantiu a regularidade e transparência nos repasses financeiros para empresa responsável pelo serviço.

Entre as medidas definidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta, além da disponibilização de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, permitindo o monitoramento em tempo real das rotas realizadas.

Os caminhões compactadores de lixo percorreram todas as ruas do distrito, além de recolherem os materiais armazenados em contêineres na Rodovia Helder Cândia – MT-010.

Desde a retomada do serviço, há quatro dias, os coletores já retiraram aproximadamente 2,6 mil toneladas de lixo do perímetro urbano e rural de Cuiabá. Atualmente, a cidade gera cerca de 500 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central é responsável por aproximadamente 70 toneladas desse volume.

REGULARIZAÇÃO DA COLETA DE LIXO

Na segunda-feira (6), em reunião com a empresa Locar Saneamento Ambiental – responsável pela coleta de lixo na capital – o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira, definiu o aumento no número de caminhões coletores da frota, passando de 23 para 27 veículos ativos. Com isso, o contingente de trabalhadores também foi ampliado, totalizando 32 funcionários reforçando as atividades.

Cumprindo os acordos firmados, a Locar realizou na terça-feira (7) o pagamento dos salários dos colaboradores dos serviços urbanos, que estavam em atraso há três meses. Conforme o presidente da empresa, Carlos Buarque, o pagamento foi possível graças à reunião com o prefeito Abilio Brunini, na qual foi garantida a regularidade e transparência dos repasses realizados pela Prefeitura, conforme as diretrizes contratuais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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