Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT e auxilia na trafegabilidade na região do viaduto da Universidade

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Obras Públicas, requalificou um trecho na entrada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o que terá um impacto significativo no trânsito da região. O trecho, com cerca de 100 metros, agora opera em ambos os sentidos na entrada da universidade em direção à Avenida do Barbado. Apesar de pequeno, o trajeto requalificado trará mais agilidade ao tráfego nas proximidades do viaduto da UFMT.

A entrega da obra ocorreu na quinta-feira (19) e contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, em um evento marcado por apresentações musicais do grupo UFMT Com a Corda Toda e pelo plantio de uma muda de Baobá – símbolo de resistência, força e ancestralidade para o movimento negro -, doada pelo Movimento Negro Unificado. Durante o ato, outras demandas, como melhorias no asfalto e na sinalização, foram apresentadas ao prefeito, que se comprometeu a encaminhá-las.

“Durante meu mandato, compreendi que não existem obras pequenas quando elas impactam diretamente o cotidiano das pessoas. Assim como os viadutos Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, e Juca do Guaraná, na Avenida das Torres, transformaram a mobilidade urbana, a duplicação do trecho que conecta a UFMT ao Córrego do Barbado também tem um impacto significativo para a educação e o futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Emanuel Pinheiro destacou a importância da UFMT como uma das maiores indústrias de conhecimento e aprendizagem da sociedade. Ele ressaltou o papel fundamental da parceria entre a universidade e a Prefeitura, promovendo um intercâmbio que beneficia toda a cidade.

“A UFMT é parte de todos nós, um símbolo de uma capital que deu certo. A universidade está no coração de Cuiabá, e é essencial que essa relação entre UFMT e Prefeitura seja cada vez mais fortalecida. Quando a professora Marluce Silva (reitora da UFMT) esteve em nosso gabinete, ela solicitou essa requalificação e, após sua posse, conseguimos atender ao pedido. É assim que gosto de trabalhar: com articulação e resultados concretos para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Emanuel também explicou o conceito de “prefeitar”:

“Prefeitar é viver a cidade 24 horas por dia, sete dias por semana. É compreender o que é essencial para cada comunidade. Algumas obras podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença no dia a dia de milhares de pessoas. Respeitar as críticas e trabalhar incansavelmente é o que define minha gestão”, pontuou.

A reitora Marluce Silva agradeceu a parceria da Prefeitura e enfatizou que a duplicação da via era uma necessidade urgente para garantir a segurança de servidores, estudantes e da comunidade que frequenta a UFMT. Ela também reforçou a importância do apoio político na viabilização de projetos futuros, destacando a atuação de parlamentares como o deputado Emanuelzinho.

A cerimônia contou com a presença do prefeito do campus, Paulino Barros, da coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, Isabel Farias, e de outras personalidades acadêmicas.

O trabalho foi realizado pelas Secretarias Municipais de Obras e de Ordem Pública, com o apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), responsável pela limpeza de todo o campus da UFMT.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro se despede do Siminina com atuação e ampliação histórica; veja os principais avanços

Publicado

em

Por

A primeira-dama Márcia Pinheiro se despediu, nesta quinta-feira (19), das meninas do Programa Siminina da unidade Três Barras. O encontro ficou marcado pela emoção e o apontamento da atuação histórica no programa efetuado pela administração do prefeito Emanuel Pinheiro.

Entre os principais avanços, a ampliação das unidades e a capacidade de atendimento alcançaram números recordes durante os oito anos. Foram 20 unidades e o número recorde de 1.600 meninas matriculadas no ano de 2021.

As unidades dos bairros Novo Colorado, Distrito do Sucuri, Capão do Gama, Santa Izabel (realocada) e Pascoal Ramos foram abertas, além da reformulação da infraestrutura de diversos outros pólos do programa.

“A unidade do Pascoal Ramos, para se ter ideia, foi pensada para atender essa região que engloba mais cinco grandes bairros e possui a capacidade de atender até 240 meninas, em dois períodos”, frisou Márcia.

O polo tem em torno de 450 a 500 m² de área construída com duas salas multidisciplinar e administrativa, incluindo o espaço para específico para a prática de ballet, playground, cozinha, banheiros e área de aberta.

Valorização

As monitoras e colaboradoras receberam o aumento salarial de em torno de 40%, algo que não ocorria há pelo menos 15 anos.

A valorização do profissional dos colaboradores do programa também passou por novo regime de contratação, antes configurado como trabalho temporário, o que fazia grande maioria dos funcionários ficarem sem remuneração entre dezembro e fevereiro.

Com a mudança no regime de contratação, foram garantidos carteira assinada com direitos a todos os benefícios trabalhistas.

Conceito

“A nossa gestão mudou o conceito de atendimento do Siminina, implantamos uma nova roupagem para que ele não seja apenas um local recreativo, como anteriormente. Ser um local onde os pais e responsáveis pudessem deixar suas filhas durante a jornada de trabalho”, pontuou à primeira-dama.

O Siminina foi inteiramente remodelado com o oferecimento do maior conjunto de ações da história dos mais de 25 anos de existência do programa. Aulas como plantio de hortifrúti, inglês, informática, ballet, artesanato, dança cultura e outras dezenas atividades foram implementadas como atividades educacionais.

Jovem Siminina

A primeira-dama teve a sensibilidade de estender a faixa etária do programa até os 15 anos para que nesse último ano fosse trabalhado à capacitação profissional por meio de cursos.

O Siminina Digital foi iniciado, em 2018, com a montagem da sala de informática, na sede do programa, onde possui 11 estações com computadores e todo o aparato de informática.

A estruturação da sala foi uma parceria com o empresário Junior Guerreiro, da empresa Studio Informática. O projeto também teve a parceria da Happy Code e a já citada Unic, campus Barão e Beira Rio que proporcionaram o curso de Informática Básica e Intermediária.

Cuidado

Os cuidados com a saúde bucal das simininas foram garantidos pela gestão com o tratamento ortodôntico titulado como “projeto Siminina Sorridente”, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

A iniciativa incluiu desde exames de imagem para garantir a instalação correta dos aparelhos dentários até manutenções e outros tratamentos necessários, respeitando as particularidades de cada paciente.

“A saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas futuros, mas também para fortalecer a autoestima das meninas. Por isso, lutamos para implantar o Siminina Sorridente, pois queríamos que as nossas meninas se sintam livres para sorrir, gargalhar e serem felizes”, destacou Márcia Pinheiro.

Futuro

A primeira-dama encerrou a visita com a entrega de uma lembrança/ jogo de tabuleiro com características lúdicas com objetivo de conhecer o programa Siminina por meio de raciocínio lógico.

“Eu me despeço com coração partido, mas com muito orgulho e satisfação de ter feito o melhor com amor e atenção para que essas meninas cresçam grandes mulheres futuramente. Essa sempre foi a nossa única preocupação”, disse emocionada sob aplausos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora