Em 2024, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjujnta de Bem-Estar Animal (BEA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Cuiabá, consolidou-se como uma aliada essencial na defesa dos direitos dos animais. Foram realizadas 25.233 ações voltadas principalmente para cães e gatos da cidade. A expectativa é que os novos gestores continuem investindo e expandindo o trabalho em prol da causa animal em 2025.
Entre os destaques, estão a emissão de 4.575 guias de castração gratuita, beneficiando especialmente tutores de baixa renda, ONGs, protetores independentes cadastrados e felinos comunitários da Capital. Esta foi uma ação inédita por iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, visando conter a superpopulação de gatos, especialmente aqueles que vivem nas ruas.
Foram resgatados 259 animais e outros 172 adotados via Bem-Estar Animal. Oportunamente, foram realizadas 13 feiras para promover a adoção dos animais, que tiveram a saúde restabelecida, vacinados e castrados no caso dos adultos. No caso dos filhotes, o tutor teve a garantia da castração quando o animal atingisse a idade adequada para o procedimento.
“Desde a criação da Bem-Estar Animal, nossas ações são direcionadas à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e combate aos maus-tratos. Apesar dos desafios diários, superamos as expectativas com muito trabalho e dedicação”, afirmou Tatiana Soares, secretária-adjunta da BEA.
A Secretaria de Bem-Estar Animal também registrou 245 denúncias de abandono e maus-tratos contra animais, que foram apuradas e aplicadas as penalidades conforme a legislação vigente, incluindo multas e detenção, com o apoio da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.
Esses números refletem o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro com a causa animal e com as pessoas que amam seus animais, buscam zelar pela saúde dos bichinhos e se preocupam com a causa, denunciando quando é necessário uma intervenção para salvar animais indefesos, que não têm voz, mas sabem demonstrar situações de maus-tratos. “Pessoas conscientes contribuem para que tenhamos uma cidade mais respeitosa e protetora em relação à vida animal”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Em 2025, a Bem-Estar Animal contará com uma nova sede para atendimento. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Juares Samaniego, a previsão é que a mudança aconteça ainda este mês, para um espaço digno para a Bem-Estar Animal, no bairro Porto, garantindo melhor comodidade e conforto para toda a equipe e os animais abrigados pelo município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT