A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu no último sábado (21), a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que teve como objetivo principal impulsionar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, que irá ocorrer no mês de novembro. Além disso, a conferência busca contribuir com a proposta final que será apresentada na Conferência Nacional de Cultura, programada para ocorrer em março de 2024. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano e reuniu uma diversidade de artistas, gestores culturais, acadêmicos e entusiastas da cultura local. Foram debatidos temas de grande relevância, como a promoção da diversidade cultural, a valorização dos artistas locais, o fomento à produção artística, e a democratização do acesso à cultura.
A Conferência foi um espaço de diálogo e troca de ideias, pela qual os participantes puderam expor opiniões e contribuir com propostas que visam fortalecer a cena cultural de Cuiabá e do estado de Mato Grosso. Com esse evento, a gestão Emanuel Pinheiro busca garantir que as políticas culturais estejam alinhadas com as necessidades e desejos da comunidade artística e cultural.
A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura reflete o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a promoção da cultura e o reconhecimento de seu valor na construção da identidade da cidade. Além disso, o evento demonstra o esforço conjunto de diversos setores da sociedade para fortalecer a cena cultural local e garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou que a Conferência é um espaço para o diálogo entre todos os envolvidos na cena cultural. “É aqui que podemos ouvir diferentes vozes que possuem o objetivo de impulsionar avanços que fortalecem os diversos segmentos da cultura local”.
O secretário cita ainda que a Conferência Municipal tem o poder de deliberar ações tanto para o município quanto para o estado. “Além de apresentar propostas, haverá a seleção de delegados que representarão o município na conferência estadual. Para facilitar as discussões, serão criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, que é ‘Democracia e o Direito à Cultura'”, disse.
Os participantes escolheram em qual eixo/tema desejaram contribuir, geralmente selecionando aquele que mais se alinha com sua área de interesse ou expertise. Os eixos debatidos foram: Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.
A produtora cultural Lígia Viana da Silva foi quem representou o Ministério da Cultura (Minc), que apoia a realização desse evento, que visa aprofundar discussões e contribuições que serão validadas no documento final durante a Conferência Estadual de Cultura.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT