Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia recapeamento de mais uma etapa do bairro Tijucal

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, retomou nesta quarta-feira (24) as obras de pavimentação asfáltica no bairro Tijucal.

Dez ruas e avenidas dos setores 3 e 4 serão contempladas nesta etapa do trabalho. No ano passado, foram asfaltados 8 quilômetros, abrangendo várias ruas do bairro, e até a conclusão serão 72, com aplicação de aproximadamente R$ 6 milhões de investimentos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.

Trata-se de um benefício muito aguardado pelos moradores, uma vez que, desde a sua criação há cerca de 40 anos, o bairro não recebeu recapeamento.

“A gestão irá entregar aos moradores um trabalho de excelência, com alta durabilidade, padrão da gestão. O asfalto não é apenas uma camada superficial que reveste nossas ruas; é um elo vital que conecta comunidades, impulsiona o desenvolvimento econômico”, reforçou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“Estamos trabalhando para melhorar as vias públicas da cidade e, em especial, do Tijucal, bem como a vida dos moradores, comerciantes e empresários que dependem dessas vias no seu dia-a-dia. As equipes iniciaram a limpeza de algumas ruas no período da manhã desta quarta-feira para, à tarde, entrar com a massa asfáltica. A previsão é de que a ação leve até duas semanas para ser concluída, causando um pouco de desconforto na mobilidade, mas necessária para um bem melhor, que é a recuperação da via”, destacou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

A ação atenderá as ruas 235, 239 parte 1 e 239 parte 2; 234, 313, 315, 410 parte 01 e 410 parte 2, 418 e a Avenida das Flores. Parte 1 e 2 são trechos que se diferem pela largura da via.

As obras reiniciadas nesta quarta-feira (24) no bairro são uma sequência do trabalho de melhoria na infraestrutura do Tijucal que teve início pela Prefeitura de Cuiabá em 2022, quando as primeiras ruas, sendo a 216 e 217, foram pavimentadas, garantindo um avanço na qualidade de vida para os moradores.

Aliás, para os moradores que anseiam pelo serviço há muito tempo, a iniciativa da Secretaria de Obras valoriza o local e mostra que a gestão está empenhada em resolver as demandas de uma malha viária antiga e precária.

“Nosso bairro tem 127 ruas e 5 vias secundárias nos 4 setores e nunca aconteceram essas melhorias em 40 anos de existência do bairro. Foi uma grande batalha e uma atitude muito bacana e que vai deixar o bairro ainda melhor”, destacou o presidente do bairro Josimar Herbert Bento Forte. Ele está com 53 anos e vive desde os 12 anos no bairro, conhece a realidade do local e ressalta que as melhorias trazem dignidade ao povo.

Gradativamente, outras regiões da cidade também receberão o benefício. Há um planejamento para alcançar bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora