Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia recapeamento de mais uma etapa do bairro Tijucal

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, retomou nesta quarta-feira (24) as obras de pavimentação asfáltica no bairro Tijucal.

Dez ruas e avenidas dos setores 3 e 4 serão contempladas nesta etapa do trabalho. No ano passado, foram asfaltados 8 quilômetros, abrangendo várias ruas do bairro, e até a conclusão serão 72, com aplicação de aproximadamente R$ 6 milhões de investimentos provenientes de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.

Trata-se de um benefício muito aguardado pelos moradores, uma vez que, desde a sua criação há cerca de 40 anos, o bairro não recebeu recapeamento.

“A gestão irá entregar aos moradores um trabalho de excelência, com alta durabilidade, padrão da gestão. O asfalto não é apenas uma camada superficial que reveste nossas ruas; é um elo vital que conecta comunidades, impulsiona o desenvolvimento econômico”, reforçou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“Estamos trabalhando para melhorar as vias públicas da cidade e, em especial, do Tijucal, bem como a vida dos moradores, comerciantes e empresários que dependem dessas vias no seu dia-a-dia. As equipes iniciaram a limpeza de algumas ruas no período da manhã desta quarta-feira para, à tarde, entrar com a massa asfáltica. A previsão é de que a ação leve até duas semanas para ser concluída, causando um pouco de desconforto na mobilidade, mas necessária para um bem melhor, que é a recuperação da via”, destacou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

A ação atenderá as ruas 235, 239 parte 1 e 239 parte 2; 234, 313, 315, 410 parte 01 e 410 parte 2, 418 e a Avenida das Flores. Parte 1 e 2 são trechos que se diferem pela largura da via.

As obras reiniciadas nesta quarta-feira (24) no bairro são uma sequência do trabalho de melhoria na infraestrutura do Tijucal que teve início pela Prefeitura de Cuiabá em 2022, quando as primeiras ruas, sendo a 216 e 217, foram pavimentadas, garantindo um avanço na qualidade de vida para os moradores.

Aliás, para os moradores que anseiam pelo serviço há muito tempo, a iniciativa da Secretaria de Obras valoriza o local e mostra que a gestão está empenhada em resolver as demandas de uma malha viária antiga e precária.

“Nosso bairro tem 127 ruas e 5 vias secundárias nos 4 setores e nunca aconteceram essas melhorias em 40 anos de existência do bairro. Foi uma grande batalha e uma atitude muito bacana e que vai deixar o bairro ainda melhor”, destacou o presidente do bairro Josimar Herbert Bento Forte. Ele está com 53 anos e vive desde os 12 anos no bairro, conhece a realidade do local e ressalta que as melhorias trazem dignidade ao povo.

Gradativamente, outras regiões da cidade também receberão o benefício. Há um planejamento para alcançar bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora