Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá informa necessidade de novo cadastro para acessar serviço de Transporte Coletivo Especial – BUSCAR

Publicado

em

Para acessar o benefício concedido através do Serviço de Transporte Coletivo Especial – BUSCAR, destinado exclusivamente às pessoas com deficiência física, temporária ou permanente, que possuem um alto grau de dependência, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, informa a necessidade de efetuar um novo cadastro. A Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência é a responsável por esse novo levantamento.

Um dos principais requisitos é que a pessoa com deficiência esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Aqueles que ainda não estão inseridos no programa devem procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência para fazer a inclusão. A nova prerrogativa está prevista no Decreto Municipal nº 10.146, de autoria do prefeito Emanuel Pinheiro, de 19 de abril de 2024.

Após a inclusão no CadÚnico, a pessoa deve procurar a sede da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, localizada na Avenida das Torres, em Cuiabá, munida da documentação pessoal exigida, sendo ela: cópia de RG e CPF ou certidão de nascimento, comprovante de residência com Cep, laudo médico que ateste a deficiência, comprovação de inscrição no Cadastro Único do Governo Federal e formulário disponível na Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência.

Este cadastro tem validade de um ano e deve ser renovado anualmente. Após a conclusão desse novo cadastro, o usuário deverá solicitar agendamento para atendimento na MTU através do telefone 65-3313-7622.

“O Serviço de Transporte Coletivo Especial – BUSCAR é mais uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Com a regulamentação deste serviço, a cidade dá um passo importante para assegurar que todos os cidadãos, independentemente de suas limitações físicas, possam usufruir de uma vida mais ativa e integrada na comunidade”, declarou o secretário adjunto da Pessoa com Deficiência, Odenil Martins de Souza.

Entretanto, pontuou Odenil, o serviço foi criado para atender às pessoas com deficiência física severa, temporária ou permanente, devidamente comprovada com laudo médico, além de não possuir nenhuma condição de mobilidade e acessibilidade aos meios de transporte convencionais e de baixa renda. “Com esse novo decreto, o prefeito Emanuel Pinheiro quer que o projeto BUSCAR atenda realmente quem precisa, pois diariamente recebemos demandas de pessoas que não conseguem acessar o serviço por falta de vagas. Com esse novo cadastro, serão atendidas realmente aquelas que se encaixam nos requisitos exigidos”, afirmou o secretário.

A prioridade de atendimento será dada a tratamentos de saúde, programas de reabilitação, educação especial, educação, trabalho e lazer. Importante ressaltar que, para usufruir do serviço, faz-se necessário agendar com 72 horas de antecedência ao dia do atendimento.

A regulamentação do Serviço de Transporte Coletivo Especial – BUSCAR, através do Decreto nº 10.146 de 19 de abril de 2024, reflete o compromisso da gestão municipal em garantir acessibilidade e inclusão para todos os cidadãos, especialmente para aqueles que enfrentam maiores desafios de mobilidade. “O serviço BUSCAR, aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos, tem um profundo alcance social, beneficiando diretamente a população com deficiência física severa e garantindo-lhes acesso a serviços essenciais e atividades diárias com dignidade e respeito”, concluiu o chefe do Executivo Municipal, Emanuel Pinheiro.

A Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência está localizada na Avenida das Torres, nº 743, bairro Renascer, Cuiabá, MT. Mais informações pelos telefones (65) 3645-6839 / 99206-0720 ou através do e-mail: buscar.sapcd@cuiaba.mt.gov.br.

Segue anexo o decreto para visualização na íntegra:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora