Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega em maio revitalização da Avenida 5 no Altos da Glória e moradores enaltecem qualidade da obra

Publicado

em

Os moradores do bairro Altos da Glória serão contemplados nos próximos dias com a entrega da a Avenida 5, totalmente revitalizada. A via  liga o bairro ao Primeiro de Março. A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas, está trabalhando para concluir os serviços até maio e resolver um problema que há  anos preocupada os moradores.  A complexidade da obra acabou estendendo o prazo com a troca de aproximadamente 150 manilhas. A Avenida 5 será totalmente recuperada e com percurso de asfalto novo, beneficiando cerca de outros cinco bairros da região.

“É uma obra muito aguardada e a Prefeitura de Cuiabá entrou com 100% da obra, refazendo e ampliando a capacidade das bocas de lobo para aguentar a vazão da água. A drenagem está sendo refeita e depois, o recapeamento. As ações irão fazer toda a diferença. Além de interligar vários bairros, é uma via de linha de ônibus e muito utilizada por estudantes. Uma obra considerável, bem feita e que vai resolver de uma vez por todas o problema que a gente aguardava há 10 anos. Só agradecer a Prefeitura de Cuiabá e essa gestão por resolver o problema do Altos da Glória”, destacou o presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Glória, Ed Carlos Santana da Cruz.

O planejamento inicial, segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, era para trocar 56 manilhas, mas a necessidade detectada foi muito maior. “Quando fomos fazer as escavações, todo o manilhamento da Avenida 5 estava entupido. Inicialmente eram 56 manilhas e hoje vamos ter que investir em aproximadamente 150 manilhas. O que era um serviço de 50 metros virou 150 metros. Só pedimos mais um pouco de paciência porque em 45 dias estará pronto”, explicou o vice-prefeito José Roberto Stopa.

A execução da obra compreende a drenagem da água fluvial, o recapeamento e a recuperação de toda a Avenida ao nível de tapa-buracos, passando em frente ao Wantuil de Freitas até chegar no bairro Jamil Nadaf, próximo ao Três Barras.

“Será feito asfalto novo num trecho de quase 200 metros. Estamos trabalhando para que esteja 100% concluído no início de maio”, disse Stopa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora