Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá encerra mês do idoso com baile animado no CCI Padre Firmo

Publicado

em

O salão do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Padre Firmo esteve lotado na manhã desta quarta-feira (30) para o tradicional baile da melhor idade, encerrando as atividades comemorativas do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), promovidas ao longo do mês pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. O evento foi marcado pela animação dos participantes, demonstrando que para viver com qualidade não há limite de idade, basta ter disposição.

Dona Sofia Maria, de 74 anos, é uma das 410 pessoas cadastradas na unidade localizada na região central da capital. Ela comenta que nunca perde uma atividade, especialmente as aulas de ginástica e o baile. “Participar das atividades ofertadas pelo CCI é fundamental. Mesmo com a idade avançada, minha disposição é resultado direto dessa rotina. O CCI nos ajuda a manter a qualidade de vida”, afirmou.

A procuradora do município e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Lúcia Valderez, esteve no evento de encerramento e fez questão de enaltecer a iniciativa da Prefeitura em ofertar um atendimento humanizado aos idosos. “A Secretaria Municipal de Assistência Social está de parabéns, com uma equipe engajada. O baile foi maravilhoso, os idosos participaram com muita alegria. Esperamos que essas políticas públicas voltadas aos idosos continuem nessa gestão, porque vale a pena. Foi uma festa linda. Fiquei encantada. Envelhecer é um privilégio; envelhecer de forma participativa é um presente”, declarou a procuradora.

Jenail Almeida, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e responsável pelas ações nos CCIs, destacou a importância de eventos como esse para a inclusão e proteção social dos idosos. “Não haveria melhor maneira de encerrar o mês do idoso do que com o baile. Os participantes ficam ansiosos por esse encontro. O que importa é se divertir e celebrar a vida, seja dançando em casal ou entre amigos”, comentou.

“Nossa missão é garantir que os idosos tenham acesso a informações, orientação e atendimento às suas necessidades. Muitos enfrentam dificuldades para obter essas informações, e estamos aqui para ajudá-los”, complementou a representante da Secretaria.

Cuiabá oferece quatro Centros de Convivência para Idosos: Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira. Neles, os idosos têm acesso a uma ampla programação voltada à qualidade de vida, além de orientação sobre benefícios sociais. Atualmente, a rede coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência atende 1.217 idosos cadastrados.

As atividades ofertadas incluem hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. A Secretaria também mantém parcerias com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovendo ações integradas para ampliar o diálogo e a participação social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora