Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá e permissionários promovem melhorias garantindo maior conforto e funcionalidade de nova estrutura do Mercado do Porto

Publicado

em

Com a conclusão da instalação dos feirantes no novo Mercado do Porto, a Prefeitura de Cuiabá, em parceria com os permissionários, iniciou uma série de adaptações para assegurar o perfeito funcionamento da feira. Essas adequações já estavam previstas no planejamento das obras e foram realizadas sem interromper as atividades da feira, demonstrando o compromisso com a eficiência e a satisfação dos feirantes e frequentadores.

O secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Francisco Vuolo, destacou a importância da obra para atender às antigas solicitações dos permissionários. “Realizamos uma obra essencial, que era uma solicitação antiga dos permissionários do Mercado do Porto. Tudo foi feito sem interrupções nas atividades da feira, como diz nosso prefeito Emanuel Pinheiro, ‘trocamos o pneu com o carro andando’. Entregamos 100% da obra da primeira etapa de revitalização do espaço e agora faremos algumas adequações na parte provisória, como é comum em qualquer tipo de construção e que já constava no planejamento”, explicou Vuolo.

Uma das adaptações que começará na próxima semana é a construção de uma “varanda” no entorno da área provisória, onde estão instaladas as tendas. Essa medida visa oferecer maior proteção às bancas contra a incidência direta do sol. O material retirado dos antigos restaurantes será reaproveitado para a construção dessa cobertura.

Outra melhoria importante é o aumento do número de valetas, canaletas e bocas de lobo para evitar o acúmulo de água empoçada no local durante a reposição das mercadorias. Além disso, calhas de metal estão sendo instaladas nas tendas para garantir a proteção adequada durante o período chuvoso.

No que diz respeito à rede de energia, será realizada uma readequação para comportar a instalação de quatro câmaras frias, ao invés de apenas uma, como originalmente planejado. Essa modificação visa evitar qualquer risco de falta de energia elétrica no local.

Quanto aos elevadores do prédio novo, um já está em funcionamento, e o outro começará a operar até esta sexta-feira (28), proporcionando maior acessibilidade e comodidade aos usuários do mercado.

Com essas adaptações e melhorias, o novo Mercado do Porto vai oferecer um ambiente mais confortável, funcional e seguro, atendendo às demandas dos feirantes e do público em geral. A parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e os permissionários reforça o compromisso com o bem-estar da comunidade e com o desenvolvimento econômico local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora