Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá é parceira na realização do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Publicado

em

A capital mato-grossense sediará entre os dias 22 e 28 de outubro o 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento que acontecerá entre os dias 22 e 28 de outubro já definiu os 14 curtas-metragens que concorrem ao Troféu Coxiponés 2023, entre elas 4 produções de Mato Grosso. Os 7 longas-metragens foram selecionados anteriomente. Nesta edição, a atriz Dira Paes será homenageada.

“É uma satisfação para o cenário cinematográfico e aos protagonistas que vem se destacando e contribuindo para que o evento ganhe projeções maiores a cada edição. O resultado é significativo também para Cuiabá, pela representatividade e por fomentar tantos setores da economia com a iniciativa. Parabéns aos organizadores pela ousadia em sempre avançar”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aloízio Leite.

O trabalho seletivo, segundo o idealizador e curador do Festival, o cineasta e produtor, Luiz Borges foi extremamente difícil. “Pela quantidade de filmes e a quantidade de sessões, pois foram mais de 100 horas assistidas. Então a comissão de seleção teve um trabalho hercúleo de assistir os filmes e chegar a esse resultado final”, avaliou o cineasta, ao frisar que as produções dialogam com o tema do festival, que é “Pachamama”.

Além disso as temáticas dos filmes se diversificam, como por exemplo, sobre as desigualdades sociais, filmes de ficção e uma variedade de olhares. O que demonstra a representativida da diversidade recente da produção brasileira, já que até pouco tempo atrás a produção se centrava no eixo Rio-São Paulo e tem filmes do Amazonas, filmes do Ceará, Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso.

O Festival é realizado pelo Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação, em parceria PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, SEBRAE/MT, Cineclube Coxiponés e RECMT, além da Intercity Hotéis.

Os selecionados

“CACICA – A força da Mulher Xavante” de Jade Rainho, Carolina Rewaptu (MT)

“Cem Pilum – A História do Dilúvio”, de Thiago Morais (AM)

“Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli (RJ)

“A indômita Revolta dos Morangos Assassinos”, de Emília Top´Tiro & Olavo Fernandes (MT)

“Ewé de Òsányín: o segredo das folhas”, de Pâmela Peregrino (Ba)

“Cicatriz Tatuada”, de Eugênio Lima, Gabriela Miranda e Matheus Brant (SP)

“O Fim da Imagem”, de Gil Baroni (PR)

“Firmina”, Izah Neiva (SP)

“Promessa de um Amor Selvagem”, de Davi Mello (SP)

“Urubá”, de Rodrigo Sena (RN)

“Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem”, de Anderson Bardot (ES)

“Das Águas”, de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo (PE)

“Bixas Pretas: Entre o amor e os afetoes”, de Diego Cavalcante (MT)

“Cotidiano”, de Juliana Capilé (MT)

(Com a assessoria)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora