Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá é parceira dos mutirões do consumidor, que ao longo de 8 edições já atenderam cerca de 7 mil pessoas

Publicado

em

A 8ª e última edição do Mutirão do Consumidor de 2023, realizado com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, chega ao fim com a sensação de missão cumprida, de levar os serviços públicos ao cidadão onde ele estiver. Para agilizar e direcionar o atendimento, as pessoas puderam contar com a equipe da Ouvidoria Geral do Município durante todo o período, tanto matutino quanto vespertino, bem como com o Procon, Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Águas Cuiabá, Energisa, entre outros, que integraram a ação entre os dias 13 e 15 no ginásio Dom Aquino, em Cuiabá. Cerca de sete mil pessoas já foram atendidas com os mutirões.

“O trabalho da Ouvidoria é intermediar para que o cidadão consiga a resposta que ele precisa, ou seja, ajudar a população. A Ouvidoria Geral do Município está à disposição do munícipe e está se fortalecendo cada vez mais no trabalho que desenvolve, porque as pessoas estão tendo retorno de suas demandas, seja através do Mutirão ou diretamente por meio dos canais de acesso”, explicou o Ouvidor Geral Jessé Oliveira França.

“Meu Deus, fui muito bem atendida, consegui resolver minha pendência e também a do meu pai José Caetano de Souza Santos. Tem que ter sempre ações assim, com todos os órgãos envolvidos que agregam facilidade para a gente”, declarou Iraci Caetano de Souza Santos, moradora do Jardim Paulista.

Sislei Oliveira Queiroz, do bairro Santa Terezinha, também aproveitou a oportunidade oferecida no Mutirão para solucionar dúvidas. “É a primeira vez que participo e vim porque é mais acessível, não tem tumulto. Tem o pessoal que encaminha certinho”, avaliou.

O Mutirão é uma iniciativa do vereador Rodrigo de Arruda e Sá, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da Câmara de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora