Connect with us

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá arrecada seis toneladas em doações durante os três primeiros dias de ação; donativos serão enviados para o Rio Grande do Sul

Publicado

em

Movida pela solidariedade, a Prefeitura de Cuiabá arrecadou cerca de seis toneladas em donativos que serão enviados para as famílias vítimas dos recentes desastres climáticos do Rio Grande do Sul. A ação iniciada nesta segunda-feira (13), está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, que também está sendo ponto oficial de coleta do Poder Executivo Municipal, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 490, na região central de Cuiabá, funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Além da Secretaria da Mulher, a Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB, atua na iniciativa para dar mais agilidade ao processo de entrega das doações. Além disso, a Secretaria de Governo, Secretaria de Ordem Pública através da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – LIMPURB, atuarão realizando a logística de transporte e doações dos donativos.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, na última semana encaminhou 1 mil cobertores da campanha “Aquece Cuiabá” às famílias atingidas. “Estamos em uma situação de fragilidade no Rio Grande do Sul, é extremamente importante que possamos ajudar de alguma forma os nossos irmãos gaúchos. Às vezes, para nós é pouco, mas para quem se encontra nesta situação de não ter o que vestir, pode ter certeza que é de muita valia. Esses pequenos gestos fazem toda a importância, e com fé e solidariedade, não tenho dúvidas de que venceremos essa situação juntos e seremos mais fortes”, frisou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Neste momento, os itens mais doados são água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, calçados e cobertores. “É emocionante ver as pessoas saindo da sua rotina para fazer esse gesto tão humano que é a doação, ajudar o próximo, que na maioria das vezes nem mesmo conhecemos, mas mesmo assim nos importamos e ajudamos. As pessoas chegam no nosso ponto de coleta com sacolas e mais sacolas, emocionados em poder ajudar quem mais precisa, isso é lindo, chega a ser gratificante”, pontuou Júnior Leite, secretário de Governo.

Com o objetivo de atender às reais necessidades das vítimas, foram elaborados e estão sendo distribuídos folhetos informativos com os itens de alimentos não perecíveis que podem ser doados, como enlatados (sardinhas, milho, salsicha, etc.), água potável, biscoitos, açúcar, leite em pó, achocolatado, macarrão instantâneo, entre outros.

No que diz respeito aos itens de higiene pessoal, podem ser doadas roupas íntimas, roupas de adultos e infantis de todos os tamanhos, toalhas de banho, medicamentos, sabonete, creme dental, escova dental, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, cobertores e calçados.

O ponto de drive-thru instalado na Secretaria da Mulher atenderá até o final do mês de maio. Além do ponto oficial de coleta, as doações poderão ser feitas na Secretaria de Ordem Pública, localizada dentro do Parque Tia Nair, na Avenida Érico Preza, no bairro Jardim Itália, e em unidades de saúde municipais, como Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, UPAs e policlínicas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora