Connect with us

Sorriso

Prefeitura convida empresários a contribuir com proposta à Águas de Sorriso

Publicado

em

Objetivo é ampliar o diálogo para construir proposta mais robusta

Construir uma solução coletiva. Ouvir. Avaliar. Analisar. Ponderar. Organizar. E, dentro dos próximos 30 dias, apresentar, à Águas de Sorriso, a proposta formal para equacionar a questão “renovação da concessão X continuidade dos investimentos em esgotamento sanitário”.

Na manhã desta terça-feira (23 de maio), o tema foi discutido em uma reunião em que representantes de loteadoras e construtoras foram convidados a conhecer “o que temos” e opinar sobre “o que queremos ter”. O tema foi partilhado pelo prefeito Ari Lafin, pelo secretário de Governo, Hilton Polesello, que preside o Comitê Hídrico, e pelo assessor jurídico Daniel Melo. Também participaram deste momento de “vamos dividir para poder somar”, o adjunto de Governo, Ivan Oliveira; o diretor-presidente da Águas de Sorriso, Evandro Vozniak; assim como demais servidores técnicos da instituição, e também da Câmara de Vereadores.

Dentro dos próximos 30 dias, destacou Polesello, precisa ser formalizada a contraproposta final a ser apresentada à Águas de Sorriso. E a intenção do encontro foi, a partir da análise do material apresentado, que os empresários, diretamente ligados à infraestrutura do Município, possam também contribuir neste processo.

Ainda no ano passado, a concessionária apresentou o esboço do plano de investimentos relativo a esgotamento sanitário até 2030, quando se encerra o contrato de concessão. Pelo planejamento da concessionária, a universalização do acesso ao esgoto deve se dar de maneira gradativa e demandará investimentos de R$ 157 milhões. Para que isso se materialize, o Município deve ampliar em mais 30 anos a concessão do serviço à Aegea, empresa gestora da Águas de Sorriso e de outras 23 concessões no Estado.

“A partir desta proposta da Águas de Sorriso, a Prefeitura elaborou uma contraproposta, analisando item a item, buscando, desta maneira, que se chegue a um consenso harmonioso, garantindo que a concessionária não seja lesada no processo, e, principalmente, que o Município possa seguir se desenvolvendo de maneira sustentável, com abastecimento de água, coleta de esgoto e uma cobrança justa pelo serviço”, destacou Polesello.

Entre as sugestões, por exemplo, a redução de 30 para 15 anos da renovação da concessão, frente à universalização do serviço de coleta de esgoto até, no máximo, 2027. Os empresários relataram problemas que vem sendo enfrentados quando o assunto é água e esgoto, como a imposição de instalação de poços artesianos e reservatórios de água para a liberação de novos loteamentos.

“Tudo isso pode e deve ser pontuado, para que este novo documento seja mais completo e garanta o pleno atendimento de nosso Município”, afirmou Evandro. “Mais uma vez, reforço a necessidade da contribuição de todos para avançarmos neste processo”, complementou Polesello.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora