Connect with us

Cuiabá

Prefeitura celebra Dia do Migrante com ações nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social do município

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizará nesta quarta-feira (28), a partir das 9 horas, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), palestras e rodas de conversa destinadas à população migrante. A programação é alusiva ao Dia do Migrante, celebrado em 25 de junho.

A iniciativa objetiva subsidiar o público sobre seus direitos e quanto à oferta de serviços das unidades socioassistenciais. Vale lembrar que a Prefeitura de Cuiabá mantém quatorze unidades do Cras distribuídas em diferentes regiões.

O Cras oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também recebem orientações sobre os benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Além dessa ação programada para esta semana, outros encontros já foram realizados nas unidades do Cras Getúlio Vargas e CPA. Rosa Betina, 47 anos, casada e com quatro filhos, deixou a Venezuela e veio para Cuiabá há poucos meses. Ela conta que desde que chegou foi bem recebida e orientada sobre as formas de acessar os benefícios do Governo, como o Bolsa Família. Ela já está cadastrada no CadÚnico e é atendida no Cras do CPA. Presente na palestra ocorrida na última sexta-feira (23), ela queria saber sobre os projetos voltados para seus filhos.

“Gostei muito do que nos foi apresentado. Logo que cheguei, minha filha viu a imagem de uma bailarina no projeto Siminina na porta e disse que quer participar. Além disso, quero participar do Criança Feliz, que vai me ajudar muito no cuidado com meus pequenos. Sou grata a Deus por ter sido bem acolhida. Aos poucos, vamos nos adaptando”, disse ela.

Nos encontros, também são distribuídas a ‘Cartilha do Migrante’, material que tem como objetivo informar a população sobre como acessar os principais direitos, serviços públicos e programas sociais com informações práticas em Cuiabá. O guia está disponível em português e espanhol, e versões em outras línguas estão em desenvolvimento.

“A meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro é oferecer dignidade a toda população, seja ela de Cuiabá ou de fora. O ‘Projeto Quero Te Conhecer Imigrantes’, voltado para o público imigrante, pretende sensibilizar o maior número possível de imigrantes aqui em Cuiabá”, declarou Hellen Ferreira, secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

“Quero Te Conhecer Migrante”

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, mantém ações contínuas de busca ativa da população migrante por meio do projeto “Quero Te Conhecer Migrante”. O projeto tem como público-alvo os estrangeiros que chegaram a Cuiabá nos últimos anos, sendo a maioria formada por haitianos e venezuelanos.

As abordagens são feitas pelas equipes nos semáforos e rotatórias, com o objetivo de sensibilizar as pessoas de que não é permitida a exposição de crianças no trabalho.

Dentre os serviços oferecidos após a ação, estão a intermediação para a inserção nos serviços socioassistenciais, inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais, concessão de benefício eventual de alimentação e passagens interestaduais, inclusão em unidades educacionais, serviços de saúde, entre outros.

As famílias encontradas passam por uma entrevista social para verificação de informações, como dados pessoais, endereço e telefone para contato, bem como se estão recebendo algum benefício social e se estão sendo atendidas junto à Casa do Migrante ou outro albergue.

Para facilitar a comunicação, as famílias também recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola, sobre os Conselhos Tutelares. Além disso, elas recebem um documento com a tradução dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8.069/1990.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora