Connect with us

Cuiabá

Prefeitura assina termo de cooperação do aplicativo ‘Irriga Cuiabá’ desenvolvido em parceria com a UFMT

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), assinou, na manhã desta segunda-feira (24), o termo de adesão ao aplicativo de estímulo ao crescimento da agricultura familiar no município, ‘Irriga Mais’. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Alencastro.

A nova ferramenta tecnológica, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, já incontra disponível para adesão nos sistemas Android e IOS, de forma gratuita, com o propósito, auxiliar os pequenos e médios produtores rurais no cultivo e expansão de suas produções, via fornecimento de informações técnicas concisas de irrigação, nutrição e alimentação e manejo da terra, agregando diversas cadeias alimentícias cultivadas em territórios de até um hectare.

O secretário da SMATED, Francisco Vuolo, destacou que é a iniciativa compreende outras ações que já implementadas pela administração atual, como por exemplo, o Cuiabanco e o Agro da Gente, pautadas pela promoção da autonomia dos assistidos com eixo na geração de emprego e renda.

“É um grande desafio que Cuiabá tem de promover o cenário adequado aos produtores durante todo o ano. A distribuição de água é indispensável nesse processo, seja em épocas de seca como favoráveis. Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com a UFMT, desenvolveu um aplicativo para poder atender os produtores de pequena de propriedade em até um hectare, explicando questões como cultura, tipo de fornecimento de água para poder fazer com que o produtor possa planejar de forma garantida. Existem várias etapas, essa é apenas a primeira versão, o primeiro passo ao longo do planejamento, com apoio técnico do programa Agro da Gente e financeiro, representado pelo Cuiabanco”, explicou Vuolo.

O reitor da UFMT, Evandro Soares, elogiou as condutas populares adotadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro em favor da sociedade cuiabana e afirmou que às exceptivas vindouras são as melhores, valorizando as famílias do campo.

“O prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns por tudo que está promovendo, com projetos bem pensados, sempre em buscas de parcerias sólidas, que atendem aos interesses, garantindo a comida na mesa das famílias do campo. Estamos muito otimistas com tudo que já vimos, demonstramos que estamos caminhando na direção certa”, frisou.

A moradora do Assentamento 21, Terezinha Lopes, proprietária de uma hidroponia, segmento no ramo de hortaliças, comentou que o ‘Irriga Cuiabá’, irá auxiliar no aumento da semeadura, evitando desperdícios. “Gostei muito, as vezes temos dúvidas, agora vamos poder plantar mais sem prejuízos”, reiterou.

Saiba mais: Aos interessados em associar-se, basta acessar o link: Irriga Cuiabá (clique aqui).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora