Deve ser concluído ainda no primeiro trimestre do ano o processo de revitalização do Parque Ecológico Municipal Claudino Francio. O local, que agora abriga a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), vem passando por um processo de reforma desde o ano passado.
Além da atuação de equipes próprias da Administração Municipal, a ação é viabilizada por meio de parceria público-privada com as empresas FS BioEnergia e Usina Hidrelétrica Sinop, por meio de compensações ambientais. Ao todo, o valor estimado que está sendo investido no “up” no Parque Ecológico supera os R$ 3,5 milhões.
Entre as mudanças previstas, e muitas já podem ser conferidas, estão o cercamento do lago, a recuperação do asfalto da pista de caminhada, e o reforço na iluminação. Na manhã desta terça-feira (9 de janeiro), o vice-prefeito Gerson Bicego fez uma “check list” para, se tudo correr dentro dos conformes, entregar 100% da revitalização ainda no Carnaval.
“Vamos promover a arborização ao redor do lago com bananeiras, finalizar o calçamento, garantindo acessibilidade ao local, definir os pontos onde serão instaladas três obras de artes, estamos alinhando ações para a retirada de árvores que possam apresentar risco de queda, e, do mesmo, modo, vamos reforçar a iluminação”, lista o gestor.
O local, antigo cartão postal da cidade, vai receber três esculturas do artista Willian Sangaléti, um dos contemplados com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), financiado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.
Participaram da reunião os secretários Adriano Denardi (Samatec), assim como o adjunto, Juliano Mezzalira; Milton Geller (Obras e Serviços Públicos – Semosp); o adjunto da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Salles Fernandes; além de demais representantes da Semcultj, da Semosp e também da Secretaria da Cidade (Semcid).
CastraPet
No Parque Ecológico Claudino Francio, também será instalado ainda neste ano, mas sem data definida, o CastraPet, o antigo Castramóvel, o trailer destinado à castração de cães e gatos de rua, que está passando por reforma. A equipe técnica da Samatec também encaminhou ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) o projeto para operacionalização do CastraPet Sorriso, assim como vem adquirindo os insumos necessários para os procedimentos.