Em entrevista realizada nesta quarta-feira (12) na Rádio Cultura, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informou que solicitará auxílio da Mesa Técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para acompanhar a utilização dos R$ 60 milhões em recursos federais que o deputado federal Emanuelzinho viabilizou, por meio do Ministério da Saúde, para Cuiabá.
Criada em abril deste ano, a Mesa Técnica do TCE para debater a saúde municipal teve como propósito buscar soluções, por meio de mediação, aos problemas financeiros relativos à saúde pública da capital, visando manter um equilíbrio nas contas e garantir a continuidade dos atendimentos à população de Cuiabá e de todo o estado. A ideia do prefeito de incluir a Mesa Técnica na decisão sobre a utilização dos 60 milhões é para assegurar total transparência na destinação dos recursos.
“Esse recurso eu decidi que vai para a Mesa Técnica feita no Tribunal de Contas comandado pelos grandes conselheiros José Carlos Novelli, Valter Albano e pelo presidente Sérgio Ricardo. Eu quero transparência total. Lá nós vamos ver o que vai ser para o custeio de manutenção dos serviços, que garantem atendimento diário à população cuiabana e mato-grossense. Qual o percentual que será usado para pagar o passivo. Ali a gente amarra esse documento, pois isso dá muito mais transparência e segurança para a população, para todos os envolvidos e para mim como gestor”, disse.
Outra medida importante anunciada pelo prefeito, que irá fortalecer muito a saúde pública municipal, é a implantação de mais 80 Equipes de Saúde da Família (ESFs) nas unidades básicas e mais 25 equipes de saúde bucal. Com a adição dessas novas equipes, todas as unidades básicas funcionarão até às 19h, e algumas estenderão o atendimento até as 21h. Essa medida busca proporcionar maior acessibilidade aos serviços de saúde para a população cuiabana, assegurando um atendimento adequado mesmo para aqueles com jornadas de trabalho prolongadas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT